Tramways/eléctricos de LM - linha da Polana nas Avs. M. Machado e da Polana (4/8)

Continuamos a falar da linha da linha da Polana que passava pela Ponta Vermelha dos tramways ou carros eléctricos de Lourenço Marques (LM), actual Maputo complementando o que vimos antes - série completa aqui.
Começamos com duas fotos da linha que são de cerca de 1905-1910 e que pelas legendas eram na Av. da Polana. Para as localizar a dificuldade é a falta de referências em redor da linha, seja porque as poucas casas que havia viam-se mal nas fotos, seja porque delas não há outras fotos com que se possa combinar, seja porque as casas eram pré-fabricadas e por isso podiam ser repetidas em vários locais, etc. 
A Av. da Polana viria a ser a importante via que liga o fim da Av. 24 de Julho à zona da Procuradoria e  Quartel General, que depois foi chamada Duquesa de Connaught, António Enes e actualmente é a Av. Nyerere. O troço da avenida onde inicialmente houve eléctrico e que veremos nas duas primeiras fotos tinha 415 metros e comprimento e era mais ou menos uma recta. 
Na primeira foto a avenida aparenta estar a descer e vê-se que a linha vem duma curva para o lado direito. Isto seria então no fim da Av. 24 de Julho (Ilha dos Galegos) e a olhar, na Av. da Polana, para sul ou seja para a zona da Ponta Vermelha (sobre essa curva falámos neste artigo).

FOTO 1
No fim da Av. 24 de Julho a olhar-se para a Ponta Vermelha, ao sol nascente?
<---- lado do miradouro parte centro sul   ::::::::::   concessão da ET ----->
Há um dado importante sobre a urbanização da cidade que agora podemos comprovar e que por outro lado ajuda a confirmar a posição das duas fotos. Grande parte dos terrenos da Ponta Vermelha, acima (para norte) e para poente da zona do Governo-Geral foi concessionada à companhia do cabo submarino Eastern Telegraph (ET) e pelo menos em 1903 continuavam sem ser urbanizados. Podemos ver isso no mapa seguinte onde coloquei o sul para cima:



MAPA de 1903 
Linha verde (horizontal): Av. Francisco Costa, actual 24 de Julho
Linha creme (vertical): Av da Polana, actual Nyerere
Castanho escuro e claro: parte mais a sul da concessão de terrenos da ET 
cujo edifício da estação do cabo submarino está marcado à direita
Vermelho: quartéis da Ponta Vermelha
Azul escuro: farol
Vermelho e verde: zona do Governo Geral e palácio
Laranja: secretaria do Governo Geral
Roxo: Hotel Cardoso
Preto e branco: futuro local do Quartel General,
edifício que não existia ainda em 1903
Cinza: futuro local da Procuradoria,
edifício que não existia ainda em 1903
O quadrado marcado a preto no mapa é o de onde a FOTO 1 foi tirada. Compreende-se assim porque do lado direito da avenida não havia casas, pois aí era a concessão da ET.
O quadrado marcado a branco no mapa veremos que seria aproximadamente a posição de onde foi tirada a FOTO 2 seguinte e na direcção marcada pela seta no mapa de cima (mostro a mesma foto em versão colorida e não).

FOTO 2
Na Ponta Vermelha a olhar-se para o fim da Av. 24 de Julho, ao sol poente?
<---- concessão da ET    :::::::::::   lado do miradouro parte sul----->
Se na FOTO 1 estaríamos a ver a Av. da Polana a descer para a Ponta Vermelha, na FOTO 2 estariamos a vê-la a subir até mais ou menos ao cruzamento com a Av. 24 de Julho. Podemos adivinhar onde esse cruzamento seria pelo fim da linha de alimentação do carro eléctrico (vê-se uns 8 postes até lá) que se desviaria para a esquerda para entrar na 24 de Julho. 
Nas FOTOS 1 e 2 a linha vai do lado sem casas isto é do da concessão da ET. Do lado oposto (que seria lado e do qual a uns 150 metros está o miradouro para a baía na sua paralela), via-se uma casa na parte alta junto à 24 de Julho e duas casas na parte baixa da avenida. No mapa as casas de madeira e zinco estão marcadas a verde e as de alvenaria, que eram poucas ainda, a castanho. Nessa zona da av. da Polana pelo mapa só havia casas de madeira e zinco, é difícil de verificar se as três casas das fotos correspondem mas a FOTO 2 dá para ver que duas delas eram de tipo antigo ainda com grandes varandas.
Se esta localização estiver correcta e se o eléctrico que se via na FOTO 2 viesse a descer em direcção à Ponta Vermelha e Governo Geral, ele iria próximo do ponto branco virar à esquerda (no cotovelo abaixo da Procuradoria), descer pela Rua do Farol uns 120 metros e depois virar à direita para a rua que passa em frente ao Governo Geral, actual Presidência, rua essa que foi Mariano Machado, depois Bartolomeu Dias e é actualmente M. de Mueda. Nessa curva da linha do eléctrico foi - uns anos depois da feitura do mapa e por isso não estava lá assinalado (onde o marquei a preto e branco) - construido o Quartel General  e sobre o que se passava com a linha da Rua do Farol em diante falámos aqui.
Podemos ver o mesmo com um pouco mais de pormenor para alguns aspectos com o mapa seguinte:

MAPA com o plano dos eléctricos de 1904/1906
Linha vermelha: subindo na crista da barreira da Maxaquene
e continuando pela Av. 24 de Julho
Linha azul: vindo pela Av. 24 de Julho
e descendo ao lado da barreira da Maxaquene
Preto e branco: Quartel General
Azul escuro: farol
Verde e vermelho: zona do Governo Geral e palácio
Laranja: secretaria do Governo Geral
Roxo: Hotel Cardoso
Quadrado cinza: Procuradoria
Lilás: Ilha dos Galegos
Fácil é de constatar que com todas as instituições existentes nesta zona que nela devia haver muita procura para este sistema de transporte até digamos aos anos 30, quando muito pouca gente tinha dispunha de meio de transporte individual.

Comentários

Unknown disse…
Uma boa lembraca de Merciaria do Senhor Monteiro a aulado a Sapataria do meu Pai na rua sao Rafael e a nossa casa na Avenida Antonio Enes. Muito Obrigado a Helena pela informacao.