Tramways/eléctricos de LM - linha da Polana passando no Quartel e Governo Gerais (3/8)

Dando sequência ao artigo anterior em que tinhamos chegado vindos da Baixa à Ponta Vermelha (pello sentido de circulação chamado linha "vermelha") vamos aqui ver a linha nessa zona entre o Quartel General, actual Ministério da Defesa e o palácio do Governador, actual da Presidência como se viessemos do lado da Av. 24 de Julho tendo passado antes pela Ilha dos Galegos e pela Avenida da Polana (linha "azul")
A rua por onde seguia aí o eléctrico, passando a sul do Governo Geral e a norte da Secretaria Geral, chamava-se Marianno Machado (nome dum antigo presidente da Câmara de LM que mais tarde passou a ser o nome duma rua junto ao Hotel Santa Cruz e que agora se chama Crisanto Mitema), depois chamou-se Bartolomeu Dias e agora é a Av. M. de Mueda.
A foto seguinte mostra o edifício do Quartel General que encontraríamos do lado direito ao entrar na actual Av. M. de Mueda (isso só a partir do ano de 1907, entre a inauguração do eléctrico em 1904 e 1907 o terreno estaria vazio). Nesta foto em relação à linha vê-se os carris junto ao passeio e a marca branca no poste de alimentação que indicava uma paragem (ver aqui no ponto D). 

FOTO 1
Quartel General (QG), edifício de 1907 em foto de c. de 1929. 
Vê-se na foto de baixo o QG doutro ângulo, em direcção ao sudoeste da cidade e onde a Rua do Farol vinda da Av. da Polana, actual Nyerere desce da direita e a Rua Marianno Machado actual M. de Mueda segue para a esquerda (ver actualmente no google maps). Consegue-se ver na FOTO 2 os cabos eléctricos suspensos nos postes da linha de alimentação da linha que na FOTO 1 não se vêm porque devem ter sido retirados da imagem. Como esta linha só foi descativada em 1936, em 1929 estava em funcionamento o que se prova com a FOTO 4 que é da mesma altura da FOTO 1 e mostra um carro eléctrico um pouco mais adiante en direcção ao Governo Geral e à Baixa.


FOTO 2
Vista antiga do Quartel General (QG) da frente e do lado norte
A FOTO 3 seguinte mostra a Rua. Marianno Machado depois do QG para quem ia para a Baixa na linha "azul". Não se vê o QG pois estaria um pouco mais para a direita / para trás da foto e nela está em primeiro plano o fim duma uma curva e ao fundo à esquerda ou seja a sul da rua aparecia a torre da Secretaria do Governo Geral

FOTO 3
Prédio da Secretaria Geral à esquerda do lado da barreira visto para sul
e linha do eléctrico à direita da rua
Vê-se na FOTO 3 que a linha continuava entre o QG e o Governo-Geral do mesmo lado oposto ao da barreira que vimos que estava entre a zona da igreja paroquial e a Ponta Vermelha do lado do Governo Geral.  
A foto seguinte também de cerca de 1929 mostra a paragem da Secretaria do Governo Geral, edifício que se via na FOTO 3 ao fundo. Aparece à direita o edifício da Sede do Governo que ficava dentro do recinto onde estava também o Palácio do Governador que não se vê ai pois estaria mais para a direita.

FOTO 4
Carro eléctrico na paragem da Secretaria do Governo-Geral. 
Sede do Governo ao fundo à direita.
Podemos ver mais da fachada da Secretaria do Governo-Geral virada para a rua principal, em que a barreira da Ponta Vermelha estaria pelas costas, numa foto que deve ser dos  irmãos Lazarus por isso de até 1908:

FOTO 5
Secretaria mas não é fácil discenir se se via a linha de alimentação 
dos eléctricos na Rua Marianno Machado.
As FOTOS 6 dos anos 40 permitem ver o traçado da linha e os principais pontos servidos pelo eléctrico na Ponta Vermelha (clique para aumentar). 

FOTOS 6
Amarelo: praceta frente ao Museu Álvaro de Castroactual de História Natural
Laranja: Secretaria Geral do Governo com paragem mesmo em frente.
Azul escuro: donde foi tirada a FOTO 4 de poucos pixels do artigo anterior 
Preto e branco: Quartel General, actual Ministério da Defesa
Laranja claro e rosa: mesmo troço nas duas fotos da Av. Marianno Machado
Carmesim: grande poste nos jardins do palácio do Governo
Setas vermelho e azul: os dois sentidos de circulação para os carros eléctricos 
usando a infraestrutura da linha da PV e Polana
Recordo que era no ponto "amarelo" à esquerda das FOTOS 6 que o carro eléctrico - se estivesse a vir da Baixa da cidade na linha "vermelha" - deixava a Av. da Raínha, actual Lumumba e entrava na Rua Marianno Machado, actual M. de Mueda para daí chegar ao coração da Ponta Vermelha. Note-se também que podemos relacionar melhor a FOTO 4 com as FOTOS 6 através do grande poste que nelas aparece dentro do jardim do recinfo do Governo Geral. 
Como disse anteriormente a história completa do tramway de Lourenço Marques pode ser aprofundada no site
http://ehgarde.no.sapo.pt/mocambique/eletricos/tramlmfotos.htm
de Emídio Henrique dos Mártires Gardé a quem estes artigos prestam uma sentida homenagem.
Série completa no HoM sobre a linha da Polana e que passava pela Ponta Vermelha aqui.

Comentários