Café Continental na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo (1/2)

Depois do Scala lembramos o outro dos cafés mais conhecidos da capital do Moçambique provincial português. Primeiro fotos do interior do Continental:
Mural rústico "Trabalho - Alegria" que parece muito bem conservado
(foto Esmeralda Gaudêncio, FB Kanimambo LM
Não sei de quando é o trabalho de cima no que deve ser agora a sala de restaurante mas parece ser dos anos 50, a época de construção do edifício e presumo de imediata abertura do café. 
Suponho que a decoração do café com estrutura em madeira, as colunas espelhadas e os chocalhos (sinos das vacas) que também se vêm nas fotos seguintes sejam também de origem e dessa altura. O café foi remodelado nos últimos anos mas pelo que vejo mais na parte interior para se criar um balcão de venda ao público. Veremos isso a seguir. 
Primeiro uma duas fotos de costas para as vidraças e virados para o interior:
Montras viradas para a actual Av. Samora do lado direito (foto gettyimages)
Vista uns metros mais para o interior e afastados das montras.  
Agora uma foto de Xirico em 2008, com a devida vénia, no sentido oposto às de cima:
Av. 25 de Setembro passa ao fundo, 
estando o antigo Café Scala em frente do outro lado.
Na última foto (e na terceira do artigo anterior) nota-se à esquerda da sala a esquina do prédio com o ângulo cortado na diagonal. Por cima da sua vidraça está um quadro antigo representando o Museu com as duas famosas coníferas. À direita dele vê-se outro quadro por cima da vidraça com a catedral e o prédio Funchal. Como este prédio é de cerca de 1960 concluímos que pelo menos esse quadro é posterior à abertura do café.
Seguem-se duas fotos do prédio Paulino dos Santos Gil no qual o Café Continental ocupa o rés do chão onde ele faz esquina. Primeiro a mais antiga:
Café Continental na esquina ao centro esquerda cerca de 1955. 
John Orr em construção no início do quarteirão seguinte para o fundo.
Continental mais recente e John Orr transformado em BCI (foto shunya.net)
Nas fotos do exterior de cima, para a esquerda está a Av. 25 de Setembro, antiga da República e para a direita está a Av. Samora, antiga D. Luis que substituiu a antiga travessa da FonteAproximando-nos da esquina do prédio Santos Gil, tinhamos a conhecida foto tirada no passeio olhando para nascente com a esquina do John Orr no próximo quarteirão ao fundo:
Esplanada do Continental na Av. da República nos anos 50/60
Na foto de cima consegue-se estimar entre as vidraças a posição de duas entradas para o interior com pequenas escadarias e penso que a vidraça em diagonal começava imediatamente para a direita do senhor a camisa branca e calça preta.
No artigo seguinte vê-se mais imagens antigas, de há alguns anos e de após a profunda remodelação feita no final de 2019.

Comentários