Caminho de ferro entre Lourenço Marques e Pretória - fábricas em Chanculo ao Km 76

Começamos por duas fotos de Santos Rufino de fábricas de tijolo em Chanculo publicadas no seu álbum número 4 sem mais informação do que pertencendo ao antigo distrito de Lourenço Marques, actual província de Maputo. Eu não conhecia essa nome antes de ter começado a olhar para a linha de caminho de ferro entre LM e Pretória e de ter visto aí que era o duma estação ao Km 76, próximo do ponto onde a linha atinge a margem direita = sul do rio Incomáti. Mas podia haver mais Chanculos no sul de Moçambique, que deve ser maior que alguns países europeus, e era preciso verificar.


FOTO 1
Fábrica de tijolo em Chanculo cerca de 1929. Para onde vai o fumo?
FOTO 2 
Fábrica de tijolo em Chanculo. Outra fábrica ou a mesma da FOTO 1? 
O vento sopra de onde aqui?
Fui assim ver no Google Earth (GE, pode mover-se e fazer zoom) como é a zona da estação de Chanculo actualmente - ver FOTO 3 - e notam-se ruínas de fábricas ao lado da linha férrea principalmente pelas chaminés, o que faz a ligação à fotos de cima. Para mais na FOTO 2 no canto inferior direito deve ser um carril da linha férrea e assim o local genérico das fotos de SR está claramente identificado. 
Olhando para a zona de Chanculo no GE podemos até reparar num ramal que passava ao lado duma fábrica mais afastada da linha principal e que devia ir até uma pedreira. 


FOTO 3 do GE
Linha vermelha: linha férrea entre LM e Ressano Garcia (ligada a Pretória)
Preto: zona da estação de Chanculo que devia ser o edifício maior agora sem telhado
Círculo laranja claro: extremidade dum ramal da linha marcado a rosa
Três castanhos: três chaminés de fábricas, parte delas estaria nas FOTOS 1 e 2
(e puzzles geográficos ficam para a próxima)
Vejamos agora a zona de Chanculo no mapa de 1930 confirmando o que se vê no GE mas expandindo um pouco mais o horizonte nas quatro direcções:
Linha vermelha: linha férrea entre LM e Ressano Garcia, 
em cima à esquerda a atingir a margem sul do Rio Incomáti
Preto: estação de Chanculo
Círculo laranja claro: extremidade dum ramal da linha
Azul: estação de Incomáti
Verde claro: local de ponte longa ao Km 73.6
Traços laranja: onde houve linha alternativa a seguir ao km 70.7 

e eu tinha pensado que tivessem sido as pontes da Ribeira de Movene 
Roxo: estação actual de Movene ao Km 69
Se virmos bem no mapa na zona de Chanculo estão umas marcas pretas junto à linha que podem ser das fábricas que se viam nas FOTOS 1 e 2. Nota-se bem no mapa o ramal para a esquerda e que passava o lado duma outra fábrica, a que foi marcada pela chaminé com círculo castanho escuro na FOTO 3. Outro ramal ferroviário que havia para a direita no mapa deve ter sido transformado na estrada em linha recta que se vê agora na FOTO 3 em baixo e para a direita. Os nomes das fábricas talvez estejam escritos no mapa mas podem ser só os das quintas que havia na zona. Agora só junto ao rio se nota algo cultivado.
Em baixo relembro uma foto da excelente reportagem de Yves Traynard feita de dentro da carruagem durante a sua viagem de combóio entre Maputo e Ressano Garcia. Ele não identifica o local mas será certamente duma destas fábricas de Chanculo. A FOTO 4 talvez tenha sido feita na mesma pespectiva da FOTO 2 de 1929 mas o edifício de que resta a estrutura e se vê à esquerda e mais próximo da linha na FOTO 4 pode ter sido construido depois de 1929.

FOTO 4
Escombros de fábricas de tempos mais produtivos em Chanculo, provávelmente
Voltaremos à linha férrea entre Chanculo ao km 76 e a estação actual de Movene que fica ao Km 69 (mais próxima da Moamba). Tornaremos a olhar para as pontes da Ribeira de Movene dos kms 67.4 ou 68 (conforme as legendas das fotos) porque entretanto pus de lado a hipótese inicial, veremos melhor o local da ponte longa ao Km 73.6 (do círculo verde claro só no mapa) e veremos mais duas grandes pontes da linha de que temos fotos de 1889/90 que devem ter sido nesta sua secção e que não vimos ainda no HoM. 

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