Começamos por duas fotos de Santos Rufino de fábricas de tijolo em Chanculo publicadas no seu álbum número 4 sem mais informação do que pertencendo ao antigo distrito de Lourenço Marques, actual província de Maputo. Eu não conhecia esse nome antes de ter começado a olhar para a linha de caminho de ferro entre LM e Pretória e de ter visto aí que era o duma estação ao Km 76, próximo do ponto onde a linha atinge a margem direita = sul do rio Incomáti. Mas podia haver mais Chanculos no sul de Moçambique, que deve ser maior que alguns países europeus, e era preciso verificar.
FOTO 1
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Fábrica de tijolo em Chanculo cerca de 1929. Para onde vai o fumo? Na vertical? Não se vê bem! |
FOTO 2
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Fábrica de tijolo em Chanculo. Outra fábrica ou a mesma da FOTO 1? O vento sopra de onde aqui? |
Fui assim ver no Google Earth (GE, pode mover-se e fazer zoom) como é a zona da estação de Chanculo actualmente - ver FOTO 3 - e notam-se ruínas de fábricas ao lado da linha férrea principalmente pelas chaminés, pelo que se faz a ligação à fotos de cima. Para mais na FOTO 2 no canto inferior direito deve ser um carril da linha férrea e assim o local genérico das fotos de SR está claramente identificado.
Olhando para a zona de Chanculo no GE podemos até reparar num ramal que passava ao lado duma fábrica mais afastada da linha principal e que devia ir até uma pedreira.
Olhando para a zona de Chanculo no GE podemos até reparar num ramal que passava ao lado duma fábrica mais afastada da linha principal e que devia ir até uma pedreira.
FOTO 3 do GE
Vejamos agora a zona de Chanculo na carta de 1930 confirmando o que se vê no GE mas expandindo um pouco mais o horizonte nas quatro direcções:
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Linha vermelha: linha férrea entre LM e Ressano Garcia, em cima à esquerda a atingir a margem sul do Rio Incomáti Preto: estação de Chanculo Círculo laranja claro: extremidade dum ramal da linha Azul: estação de Incomáti Verde claro: local de ponte longa ao Km 73.6 Traços laranja: onde houve linha alternativa a seguir ao km 70.7 e eu tinha pensado que tivessem sido as pontes da Ribeira de Movene Roxo: estação actual de Movene ao Km 69 |
Se virmos bem na carta de cina na zona de Chanculo estão umas marcas pretas junto à linha que podem ser das fábricas que se viam nas FOTOS 1 e 2. Nota-se bem na carta o ramal para a esquerda e que passava o lado duma outra fábrica, a que foi marcada pela chaminé com círculo castanho escuro na FOTO 3. Outro ramal ferroviário que havia para a direita no mapa deve ter sido transformado na estrada em linha recta que se vê agora na FOTO 3 em baixo e para a direita. Os nomes das fábricas talvez estejam escritos na carta mas podem ser só os das quintas que havia na zona. Actualmente olhando pèata o GR só junto ao rio se nota algo cultivado.
Em baixo relembro uma foto da excelente reportagem de Yves Traynard feita de dentro da carruagem durante a sua viagem de combóio entre Maputo e Ressano Garcia. Ele não identifica o local mas será certamente duma destas fábricas de Chanculo. A FOTO 4 talvez tenha sido feita na mesma pespectiva da FOTO 2 de 1929 mas o edifício de que resta a estrutura e se vê à esquerda e mais próximo da linha na FOTO 4 pode ter sido construido depois de 1929.
FOTO 4
Escombros de fábricas de tempos mais produtivos em Chanculo, provávelmente
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E. Silva