Máquinas antigas e modernas nos caminhos de ferro de JONESY38

Artigo quase integralmente composto com imagens e informação de JONESY38 no flickr, com a devida vénia.
Composições ferroviárias em Maputo e em Ressano Garcia

Pelo que leio muitas das máquinas diesel dos CFM já não são do tempo português pois são indianas. 
Agora outras máquinas diesel que não me parecem estar todas em estado de marcha.


Placa giratória e depósito de máquinas (Maputo roundhouse)
Uma máquina a vapor que é capaz de estar no depósito de máquinas dos CFM em Maputo, antiga Lourenço Marques:

Máquina Henshel segundo JONESY38
Finalmente duas locomotivas a vapor quase em estado sucata estacionadas no recinto do porto abaixo do Alto-Maé / Malanga (perto dos depósitos de combustível entre a estrada e a barreira):
Máquina Alco 2-6-2 segundo o site
Máquina Baldwin

Comentários

Anónimo disse…
Carao Curioso:
Os meus cumprimentos.
Dá a sensaçao de que o Depósito de máquinas e a Placa giratória estao sem utilizar.
Na Placa, o capim existente é sinónimo de falta de movimentos e abandono e, o Depósito mais bem paresse um cemitério de Locomotivas que algo que se este usando com normalidade.
R.I.P.
Um abraço.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Também acho, eu é que não quis ser demasiadamente drástico. Cumprimentos.
Anónimo disse…
Caro Curioso;
Dá-me muita pena ver o estado a que chegou esta obra construida por "Engenheiros Constructores, Ltda", da que eu fazia parte.
Sem dúvida, nao merecia o abandono a que esta votada.
O seu estado dá razao ao que dizem na mina Terra; "O herdado nao custou trabalho nem dinheiro".
Cumprimentos.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Estas imagens devem ser mais recentes do que as que tinhamos visto até agora, o que quer dizer que não tem havido reabilitação. Veremos o que nos reserva o futuro. Cumprimentos.