Correios de Lourenço Marques, Chocolate Pupier e etc.

Complemento aos artigos anteriores sobre os Correios da Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo: primeiro edifícioexterior e interior do edifício actual. Esta zona em 1907 foi também mostrada aqui. E haverá ainda mais um artigo ...
Começamos com uma foto ainda do tempo da monarquia portuguesa, até Outubro de 1910.
Correios e Telégrafos ao centro 
Vê-se à esquerda o edifício da Delagoa Bay Works e à direita a ala a poente = oeste do inicial das Obras Públicas ("barraca de praia"). Viam-se também esses dois edifícios mas de cerca de 90 graus para a esquerda na FOTO 5 deste artigo. Pode-se vê-los também aqui em foto ainda no século XIX (19) da avenida no seu início. 
Como foi dito antes o edifício actual dos Correios veio aproximadamente ocupar o espaço onde tinha estado o primeiro edifício dos Correios (térreo e provávelmente pré-fabricado) mais foi colocado mais recuado da avenida. 
Eis a digitalização dum postal editado por Bayly e que foi posto à venda no delcampe.net com o edifício talvez nos anos 20 ou 30 do século XX (20).
Correios e Telégrafos de Lourenço Marques com calhambeque estacionado à frente
Foto mais ou menos recente:
Correio - Correios de Moçambique E.P. com edifício reabilitado
Relação do edifício com o primeiro motivo da sua construção, as cartas:

Recolha de última hora na colunada ao cimo das escadas
Estes eram os marcos espalhados pelas ruas da cidade de onde as cartas eram recolhidas periódicamente cada dia para serem transportadas à central para serem despachadas. Mas entretanto ...

Marco de Correio em Maputo
Vermelho dos Correios
No que é para mim um dos típicos paradoxos de África, o marco está desventrado mas continua a ser pintado primorosamente. 
Segue-se um envelope especial com selo comemorativo do primeiro dia em 1986, quando ainda se mantinham algumas tradições.
Selos de Moçambique: edifício dos Correios de LM/Maputo ao alto à direita 
e a colocação e recolha de cartas nos marcos
O Chocolat Pupier era uma grande marca francesa de antes da segunda guerra mundial e que oferecia cromos com os chocolates. Presumo que houve várias séries de cromos e uma dela foi sobre África
Correios em cromos franceses à venda no site delcampe.net
As colónias francesas estavam óbviamente muito representadas nessa colecção mas havia muitos cromos sobre a África do Sul. De Moçambique parece que só houve o de cima. 
Album de cromos do Chocolat Pupier (história da família aqui)

Comentários