Doca da Capitania de LM: fotos de H. Forman de 1961 na UW-Milwaukee (6/8)

Continuamos com as fabulosas fotos reproduzidas do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M) e que fazem parte do arquivo da American Geographical Society Library. O seu autor foi Harrison Forman e são dos primeiros meses de 1961.
Estas mostram a doca da Capitania da antiga Lourenço Marques (LM), actual Maputo que fica um pouco para sul da fortaleza. Nas quatro primeiras uso uma versão de baixa resolução, quem quiser pode carregá-las em alta resolução procurando-as específicamente no site. Esta doca também foi chamada "porto de pesca" e pode-se ver aquiaqui e aqui um pouco do seu passado.

FOTO 1

Foto de terra para a doca a sul

Vê-se o barco de pilotos atracado à parte interior do molhe exterior da doca, com a margem sul do estuário para o fundo. 
A seguinte tem vista semelhante à da FOTO 1 mas rodando um pouco à direita. Mostra em primeiro plano a traineira "Senhor dos Milagres":

FOTO 2
À direita aparece a abertura da doca para o estuário
FOTO 3
Vista do limite a oeste da doca para leste = lado da baía ao fundo

Na FOTO 3 a abertura da doca entre os seus dois molhes exteriores estaria ao fundo da esquerda para o centro da foto. O molhe que se vê à direita é o do início, a jusante, da ponte-cais Gorjão.

FOTO 4
Imagem mais completa do navio de pilotos MAGUL 
 visto parcialmente nas FOTOS 1 e 2
Ao fundo da FOTO 4 vê-se uma construção com uma abertura circular no topo da fachada que estava para leste desta doca e para sul da doca seca, sobre aterro junto ao estuário. Neste outro artigo sobre esta doca da Capitania podemos ver essa construção na segunda foto. 
Passamos a dois pormenores das fotos de cima respeitantes às embarcações e que são possíveis porque elas são também disponibilizadas em alta resolução e sem custos nem problemas nem restrições absurdas para além da normal menção da origem. Óbviamente que tal é de aplaudir pois se o objectivo duma universidade ou instituição cultural pública ou privada é divulgar e gerar conhecimento e permitir/possibilitar que outros tentem fazer a sua parte, não é cobrando altas tarifas e/ou restringindo o acesso ou a divulgação dos conteúdos que (por acaso) são elas a possuir mas que pertencem à humanidade que contribuirão para esses objectivos (alô CPF!).

PORMENOR DA FOTO 1
à esquerda: popas do barco de pilotos da FOTO 4 e de uma draga
à direita: dois navios, Chaimite e Polana atracados também lado a lado
PORMENOR DA FOTO 2 
à esquerda: popa de uma draga 
ao centro: cargueiro navegando no estuário 
à direita: Chaimite e Polana atracados lado a lado

A draga à esquerda parece ser do tipo "escada de baldes" = "buckets ladder" do tipo da Inhaca que vimos aqui cerca de 1919 mas não se consegue ver o nome. 
Pelos nomes que já conhecemos daquias duas embarcações à direita das fotos de cima são rebocadores. Podemos comparar como eles eram nos anos 30 e como estavam em 1961 (em cima e em baixo para cada um deles). Até poderiam ser novos mas que tivessem mantido o nome desses antigos, mas conclui-se que eram os mesmos:
Rebocadores do porto de LM, actual Maputo em 1961: Chaimite e Polana

Como dissemos aqui foi com este Chaimite que em 1942 durante a segunda guerra mundial foi salva parte da tripulação do cargueiro Corintkiakos afundado por um submarino alemão a N-NE da ilha da Inhaca. Ora isto será "novo" conhecimento que não tem importância nenhuma, mas também pode ter ...
Ver neste site mais fotos e informação sobre o rebocador Polana que na foto a cores aparece ao fundo duma grande draga, entre a baía e o estuário. 
Este artigo faz parte duma série sobre a doca da Capitania.

Comentários

Joao medeiros, Ponta delgada disse…
O navio de pilotoa era o Magul!?
Não existiu um pequeno rebocador ou tender de nome Niassa?
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Confirmo por outra foto deste conjunto de 1961 que hei-de ainda publicar que o navio de pilotos era o MAGUL (outro nome dos combates de 1895/1897), por isso acrescento a info ao texto. Sobre um pequeno NIASSA não tenho nada registado. Obrigado.