Missão Suíça a sul de Lourenço Marques - missionários em viagem (3/5)

Tinhamos já no primeiro artigo com as fotos da Missão Suíça do arquivo da USC referido meios de transporte usados no final do século XIX (19) e XX (20) a partir da sua base em Lourenço Marques (LM), actual Maputo. 
Voltamos aqui ao assunto e nas primeiras fotos um casal de missionários e um ajudante nativo estão num acampamento em Catuane que fica ao sul de Moçambique na zona em que a fronteira com a África do Sul (Natal) é definida pelo Rio Great Usutu / Maputo. 
Acampamento em Catuane, Moçambique cerca de 1901 - 1907
Acampamento em Catuane, Moçambique cerca de 1901 - 1907 (2)
Acampamento em Catuane, Moçambique cerca de 1901 - 1907 (3)
A Missão tinha uma estação em Catuane mas as legendas da foto não esclarecem donde e para onde seria a viagem. Se as fotos fossem mesmo em Catuane e se fosse de antes ou depois da viagem, o que significava a presença da tenda? Seria devido às palhotas à vista no local não terem boas condições de habitabilidade para este casal ou seria porque tinham outros usos (escola, igreja)? 
Pelo que mostra a foto de baixo, Catuane parecia menos importante que as outras estações da Missão na zona. Esta parecia ser a sua capela pelo final do século XIX (a legenda diz que era a antiga capela em foto de 1901 a 1907 mas não aparece foto duma eventual nova capela)
Chapel_Catuane_Mozambique_ca_1901 - 1907
As duas fotos seguintes dizem respeito a presumo que uma viagem de missionários também no sul de Moçambique entre a Catembe e Matutuine que é o distrito (antigo concelho) mais meridional do país e que tem sede na Bela Vista. Nota-se que as caravanas que levariam as tendas, pertences pessoais e mantimentos dos viajantes eram puxadas por parelhas de bois.
Caravan_between_Catembe_and_Matutwini_Mozambique_ca_1901 - 1907
Este era um almoço dessa mesma viagem entre a Catembe e Matutuine (Bela Vista) vendo-se uma das caravanas ao fundo:
Lunch_between Catembe_and_Matutwini_Mozambique_ca_1901 - 1907
Como já dissemos partindo da cidade de LM, actual Maputo para as localidades referidas de Catuane e Matutuine o trajecto mais rápido seria atravessar (de barco) o estuário para a margem sul do estuário do Espírito Santo e a foto seguinte é uma das que se relacionam com essa travessia. A alternativa seria circundar o estuário pelo interior que era um caminho muito mais longo e que implicava nessa época atravessar (talvez de barco também) pelo menos os rios Matola e o Tembe o que não facilitava:
Embarque de missionários cerca de 1896-1911 na praia de LM
Na foto de cima para além das embarcações tradicionais onde os missionários seriam transportados a partir da praia, vê-se amarrados mais ao longe no estuário navios de grande porte, provávelmente a vapor. Tinhamos já falado aqui também sobre os meios de transporte usados pelos missionários.
Voltando ao mapa da Universidade do Illinois que tinhamos visto no primeiro artigo desta série, para observar uma sua pequena secção que permite distinguir os tipos de acesso que suponho a missão recomendava aos seus membros ou visitantes (clique na imagem para aumentar)
Sublinhado: onde a missão estava presente
Vermelho a cheio: caminho a pé seguido pelos missionários
Vermelho a tracejado: caminho de carruagens estabelecido pelos missionários
Azul (marca adicionada): travessia do estuário de LM 

para a margem sul (território de Tembe)
Para se ter uma ideia do que os missionários suportaram nas suas deslocações em Moçambique cerca de 1900, podemos ver como ainda era nos anos 40/50 uma estrada regional. Estava escrito que era para Malengane que é em Massinga/Inhambane mas eu desconfio que se tratasse de facto para Malongane, povoação na costa da zona sul que temos visto acima, mas se não for aí a ideia é a mesma. No caso de Malongane que é próximo da Ponta do Ouro sei que mesmo recentemente a estrada que estava ainda em terra era em certos troços na época das chuvas difícilmente transitável para veículos normais, agora imagine-se como seria em 1940 ou pior que isso como teria sido em 1900 com carros de bois.
Path_to_Malengane_Maputo_Mozambique
_ca_1940 - 1950 (seria para Malongane?)
No que respeita à estações da Missão Suíça a norte de LM algumas são mais conhecidas por causa dos projectos de Pancho Guedes, um arquitecto amigo dos missionários que por exemplo em 1964 dirigiu novas edificações em Antioquia ou Antioka no concelho de Magude. 
Ficámos assim como um pouco mais de ideia dos hábitos e vida dos missionários e a partir daí dos meios de transporte disponívels a partir de cerca de 1900-1910 no sul de Moçambique.

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