Postal antigo da Av. Álvares Cabral em Lourenço Marques - datação e para o fundo (2/2)

Voltando ao POSTAL ANTIGO da Av. Álvares Cabral, que era FOTO 1 do primeiro artigo desta série e que relembro em baixo na MONTAGEM 1: 

1. TENTATIVA DE DATAçÃO do POSTAL ANTIGO
Desconheço outra foto desse local na mesma direcção e em época semelhante a ele mas podemos olhar para a FOTO A que o mostra visto para norte = alta da cidade ao longo da Av. Central depois Manuel de Arriaga, agora Marx.

FOTO A
Verde: Av. Álvares Cabral com a seta apontada para leste = nascente
Roxo: Av. Central com a seta apontada para a Baixa = sul
Vermelho: varanda do primeiro andar do edifício da CGd'E
 na esquina noroeste do cruzamento dessas duas avenidas
Azuis: kiosk nas esquina sudoeste do cruzamento das duas avenidas, 
no quarteirão do Mercado Municipal que fica abaixo do da CGd'E (e ainda com 1o andar)
Quanto a datação e em relação aos dois edifícios principais que aparecem no POSTAL ANTIGO, sabemos que o edifício da CGd'E deve ser de cerca de 1898 e que o kiosk do mercado já deve ser do século XX mas não o sabemos com precisão.  
Noto que na FOTO A na varanda do edifício da CGd'E não aparecia o cartaz com o nome da companhia que aí esteve inicialmente (foto SD Z de cerca de 1900). Como essa FOTO A foi publicada em 1929, podemos supor que o POSTAL ANTIGO que parecia ainda ter o cartaz inicial, seja anterior a 1929. Este será um primeiro limite superior, o limite inferior seria o da data da construção do kiosk.  
Outro edifício à vista no POSTAL ANTIGO está na esquina que corresponde à "marca rectangular laranja" do mapa em baixo e que fica para lá = para leste da esquina da CGd'E. É um edifício térreo (ver a descida do seu telhado) e parece ter arcadas no rés do chão, por isso diferente do edifício Lusitânia que nesse local chegou aos nossos dias. Como ele foi construído em 1931 e não aparece no POSTAL ANTIGO, este só poderia no máximo ser de 1931, pelo que continua a prevalecer o limite de 1929 explicado em cima. 
Mais informação respeitante a datas poderia vir de dois outros postais que parecem ser da mesma colecção do POSTAL ANTIGO, mas mesmo que sejam não há garantia que sejam todos de fotos da mesma data. 


MONTAGEM 1 (três postais)
em cima: POSTAL ANTIGO da AV. ÁLVARES CABRAL para ser datado aqui
em baixo: dois postais que presumo serem da mesma colecção do de cima
AV. PAIVA MANSO        e       AV. CENTRAL
O postal da AV. PAIVA MANSO mostra outro dos kiosks do Mercado (o do canto a noroeste do quarteirão) e a loja do Ho Ling e ambos aparecem na terceira foto deste artigo que era dita ser de 1907. Ao fundo da Av. Paiva Manso está o prédio Bridler de que não sei o ano  de construção mas será da primeira década do século XX (20). Assim esse postal seria dessa década ou posterior o que não é surpresa, mas limite superior não se obtém daqui. 
O postal da AV. CENTRAL é geralmente dito ser de 1905 o que está de acordo com a presença da linha dos carros eléctricos. Noto que se vê aí a Av. Central muito mal pavimentada para baixo da Av. 5 de Outubro, actual Josina o que parece corresponder ao que se vê dela no POSTAL ANTIGO a cruzar da esquerda para a direita. Por analogia, o ano de 1905 seria então o dado mais concreto para datar o POSTAL ANTIGO embora não  possa ser confirmado.
Finalmente há um elemento relativo à CGd'E e que por isso se relacionará com o POSTAL ANTIGO da AV. ÁLVARES CABRAL (FOTO  1). Assumimos que no seu cartaz à esquerda estavam escritas as mesma palavras ÉLECTRICITÉ e LOURENçO do cartaz inicial desse edifício. Se tomarmos em conta que em 1910 a CGd'E passou para o controlo da DBDC como dissemos aqui e que seria de supor que mais ano menos ano a DBDC mudasse o nome do cartaz ou o retirasse, então podiamos dizer que o POSTAL ANTIGO devia ser anterior a 1910 mas poderia ser um pouco posterior. 
Assim o POSTAL ANTIGO parece ser de antes de digamos 1910 ou pouco depois e ser de depois de 1900 por se ver o kiosk à direita. Isso é bastante anterior ao que me parecia inicialmente principalmente ao usar como referência o postal da Av. Paiva Manso mas ...

2. PARA O FUNDO do POSTAL ANTIGO
Tentemos perceber o que está para o fundo do POSTAL ANTIGO e como seria a Av. Álvares Cabral mais para leste por exemplo do seu cruzamento com a actual Av. Samora, antiga D. Luis e primeiro Aguiar e onde a imagem sofre das limitações de falta de pixels. Para a entendermos vejamos o mapa de 1925 cobrindo a avenida no sentido para leste = Ponta Vermelha:

MAPA de 1925 (b)
Vermelho: lado do edifício da CGd'E virado para a Av. Álvares Cabral
Círculo azul: kiosk na esquina a nordeste do Mercado
Setas verdes: Av. Álvares Cabral, duas apontando para leste = nascente 
Seta roxa: Av. Central, apontando para a Baixa = sul
Rectângulo laranja claro: edifício do POSTAL ANTIGO 
no local do futuro Lusitânia de 1931
Traços verdes claros: topo sul do jardim botânico
Creme: Av. Augusto de Castilho, actual Lenine para norte e Rua da Imprensa para sul
Traços paralelos verdes escuros: seria a continuação da Av. Álvares Cabral 
em linha recta no sentido para leste = Ponta Vermelha
Rectângulo azul e árvores depois: ver em baixo com a foto
O mapa mostra que dois quarteirões acima = para leste do da CGd'E estava o Jardim Botânico, depois Vasco da Gama e actual Tunduru. Olhando para o fundo do POSTAL ANTIGO (em baixo) vê-se à esquerda uma zona mais aberta na Av. Álvares Cabral, actual Manganhela sem árvores plantadas no passeio e que corresponde no mapa à do quarteirão do jardim.


Para o fundo do POSTAL ANTIGO
Verde claro: seria o topo sul do jardim botânico, por isso
 dispensando-se a plantação de árvores no passeio da Av. Álvares Cabral  
Árvores verdes: mais para o fundo, depois do cruzamento 
com a Av. Augusto de Castilho, actual Lenine
Para o fundo do postal vêm-se árvores ocupando o que devia ser a continuação para leste da Av. Álvares Cabral. A razão é que como mostra o mapa, nessa altura a avenida depois do cruzamento com a Av. Augusto de Castilho - Rua da Imprensa desviava-se para a direita  = sul de modo a passar em frente aos antigos Paços do Concelho, actual Tribunal (ver aqui também num mapa). Essa pequena rua tinha sido traçada antes do plano reticular para a cidade preparado pelo Eng. Araújo e só mais tarde a Av. Álvares Cabral foi continuada em linha recta para leste depois do cruzamento. Nessa altura ficou a passar a sul da casa antiga à frente do Desportivo (ver a FOTO 6 aqui) e já um tanto afastada para norte do edifício dos antigos Paços, à frente do qual continua a existir a pequena rua que estava desenhada no mapa (ver aqui para o fim).

Comentários