Presença e informação da igreja católica na Catembe e comparação com a da Missão Suíça

Depois de termos visto (início aqui) as várias estações da Missão Suíça com as suas instalações, os missionários e os crentes na margem sul do estuário do Espírito Santo, actual de Maputo vemos aqui uma escola católica na Catembe em 1922.
Escola da Missão Portuguesa na Catembe
Esta é a única foto relacionada com a igreja católica nessa zona que encontro fácilmente na internet. As razões podem ser muitas mas o facto é notório comparando com o manancial de informação a que podemos aceder da Missão Suíça. É lógico que esta pequena congregação quisesse informar os seus membros na Europa de como a igreja se estava a expandir e que estes quisessem saber como pareciam os novos locais e correligionários e de como as suas contribuições estavam a ser aplicadas, seja em catequese, educação escolar/profissional/cívica/artística ou em cuidados de saúde e nas construções auxiliares. A Missão tinha claras preocupações financeiras e algumas das fotos que estão nos arquivos da DM / USC ou outras foram publicadas como postais gerando receitas adicionais. Mas a profundidade dos seus registos incluindo o detalhe com as legendas mostram, suponho eu, a preocupação da Missão com o testemunho histórico a ser deixado para futuras gerações.
Um exemplo dos muitos postais com temas da Missão Romanda (Suíça de expressâo francesa) / Suíça, agora à venda no delcampe.net.
Campanha de evangelização em redor de Lourenço Marques.
Da igreja católica mesmo actualmente o pouco que fiquei a saber é que existe nesta zona actualmente a Missão de S. Roque entre a Catembe e a Bela Vista - dados actuais e já vimos que os pescadores de origem goesa da Catembe têm uma igreja também.
Finalmente e sem relação directa com as religiões mas com as populações da Catembe, um postal etnográfico colocado à venda recentemente num site especializado com as suas gentes em destaque no início do século XX (20).
Grupo de nativos na Catembe

Comentários