Continuando a ver imagens antigas do lago maior do jardim botânico Vasco da Gama de Lourenço Marques, actual Tunduru de Maputo.
Primeiro uma foto suponho que dos anos 60 desse lago, chamado o lago dos cisnes:
Primeiro uma foto suponho que dos anos 60 desse lago, chamado o lago dos cisnes:
FOTO 1
Passeio de patos/cisnes (seria família bi-parental e não recomposta?) |
Outra foto desse lago maior do jardim de Lo(u)renço Marques e que deve ser dos anos 50.
Penso que com mais ou menos adaptações o lago de cima correspondia ao da VIla Jóia e que foi fotografado pelos irmãos Lazarus entre 1889 e 1908 como se vê a seguir:
Penso que com mais ou menos adaptações o lago de cima correspondia ao da VIla Jóia e que foi fotografado pelos irmãos Lazarus entre 1889 e 1908 como se vê a seguir:
Na FOTO 3 a encosta para a alta da cidade fica à direita e para o fundo temos o nascente = leste, ao contrário da FOTO 2 que é uma vista do jardim para poente ou seja com a Baixa da cidade à esquerda:
A Vila Jóia estaria na FOTO 3 no terreno suportado pelo muro à esquerda e ao longo do qual se vê a descer uma rampa para poente = oeste. Foi depois da Vila Jóia ter sido adquirida pelo Estado em 1914 para ser usada como Museu Provincial que o terreno desse lago foi separado do dessa antiga residência para se integrar no jardim público mas o mapa de 1925/26 que vimos no artigo anterior não representava essa alteração cadastral pelo que o lago aparecia ainda dentro do terreno marcado com MUSEU.
A Vila Jóia estaria na FOTO 3 no terreno suportado pelo muro à esquerda e ao longo do qual se vê a descer uma rampa para poente = oeste. Foi depois da Vila Jóia ter sido adquirida pelo Estado em 1914 para ser usada como Museu Provincial que o terreno desse lago foi separado do dessa antiga residência para se integrar no jardim público mas o mapa de 1925/26 que vimos no artigo anterior não representava essa alteração cadastral pelo que o lago aparecia ainda dentro do terreno marcado com MUSEU.
Os lagos no jardim (até ao ano de 1929 e por isso penso que o plural é devido) foram bastante fotografados por Santos Rufino (SR). Acho que a razão do interesse de SR e fotógrafos anteriores nestas superfícies liquidas (ver aqui e aqui as pontes de pedra) seria sub-conscientemente considerar-se um lago numa cidade africana colonial um indicador da sua sofisticação e que como tal devia ser registado para a posteridade e mostrado ao mundo exterior.
Esta é uma das fotos de SR que não consigo localizar bem pois podia não ser do lago maior actual mas dos outros dois que ainda apareciam no mapa de 1925/26
Esta é uma das fotos de SR que não consigo localizar bem pois podia não ser do lago maior actual mas dos outros dois que ainda apareciam no mapa de 1925/26
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