Jardim botânico, actual Tunduru: mais fotos de pequenas pontes (10/)

Podemos completar o artigo anterior relativo a pontes no jardim botânico Vasco da Gama de Lourenço Marques, actual Tunduru de Maputo com fotos adicionais. 
A primeira foto no entanto mostra só uma das suas superfícies aquáticas o que devia ser um dos seus lagos. 


FOTO 1
Um canto do jardim municipal (antes de 1911, ano de carimbo no selo)

A localização deste lago específico é dificultada por ter havido vários e terem sofrido mudanças.
Como disse no artigo anterior antes estas pequenas pontes do jardim deviam cruzar extremos dos lagos ou pequenos riachos que interligavam os lagos, os alimentavam a partir de fontes na baixa da encosta ou que eram alimentados por eles. Tudo isso aconteceria na faixa ao fundo do jardim junto à actual Av. Manganhela na cidade de Maputo. A FOTO 2 também muito antiga é interessante porque nela confirma-se que a superfície de água e a ponte de pedra ficavam nessa zona imediatamente a norte do antigo pântano pois via-se para o seu lado esquerdo (mais para norte) o início da encosta para o alto da cidade.

FOTO 2
Vista para nascente = leste com a encosta subindo à esquerda
Apesar da péssima qualidade na foto seguinte pode ver-se o mesmo local e certamente na mesma altura, reforçando as mesma ideias: 

FOTO 3
WATER POND - Lago de água. Vê-se ponte paralela à encosta por isso aproximadamente na direcção de oeste = esquerda = entrada para leste = direita
Atendendo à legenda original da foto e à sua posição paralela à encosta esta ponte estaria sobre um extremos do lago que seria perpendicular à encosta quer dizer que estaria na direcção norte-sul. O fim desse lago estaria próximo da encosta e o fotógrafo estaria colocado a sul duma parte mais larga do lago de que se vê a curva para o lado da ponte. Vimos o desenho dos lagos aqui e por isso suponho que a ponte estivesse sobre a parte B ou B' do lago que teria de estar aí um tanto afunilado dado o pequeno vão da ponte. Noto que esta ponte estaria em posição diferente da ponte de madeira que existia nos tempos iniciais e ficava perpendicular à encosta. Olhando para as pontes do artigo anterior e pela posição que aqui presumimos para ela parece-me que corresponda aí pelo menos à ponte das FOTOS 1.
Na FOTO 4 seguinte temos uma ponte e não se consegue dizer se a ponte é a mesma das FOTOS 2 e 3  acima e a comparação com as do artigo anterior também seria complicada.

FOTO 4 
Jardim público: três distintos cavalheiros sobre uma ponte
Outra foto antiga certamente da mesma zona e vê-se o que parece ser uma ponte mas ainda feita de madeira pelo que pode ser mais antiga qua as vistas anteriormente.


FOTO 5
Canteiros do jardim municipal com ponte e com um um muro ao fundo

Comentários