Vistas da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane perto da Missão Suíça

Voltamos ao local visto neste artigo, junto ao cruzamento entre as antigas avenidas Augusto de Castilho e Pinheiro Chagas de Lourenço Marques, actuais Lenine e  Mondlane de Maputo. Veremos esta última avenida em direcção ao bairro do Alto-Maé em dois postais interessantes do final dos anos 60 e início dos 70, quer dizer cerca de 70 anos depois da foto da DMO do artigo anterior. 
A FOTO 1 é mais abrangente do que a FOTO 2 pelo que só podemos comparar em ambas o lado que fica a sul que é o da Missão Suíça actual Igreja Presbiteriana no antigo lugar de Khovo.
Primeiro a foto que concluiremos ser a mais antiga:

FOTO 1
Missão Suíça à esquerda / em baixo com a capela, aqui vista do lado nascente = traseira
À direita a meia distância na FOTO 1 aparece o espaço do cemitério com ciprestes (árvores coníferas) e antes dele está o prédio das viúvas da Polícia projectado pelo arquitecto Pancho Guedes (PG) e pintado de cores verde e creme.
Agora a foto mais recente e um pouco mais virada para a esquerda = sudoeste:

FOTO 2
Ainda a Missão Suíça na mesma à esquerda / em baixo 
e vista da Av. Pinheiro Chagas até ao seu fim no Alto-Maé
Anotemos então as diferenças e os pontos comuns principais entre as FOTOS 1 e 2. Na zona mais próxima não se notam grandes diferenças mas podemos fácilmente dizer que a FOTO 2 é será pelo menos uns dois anos posterior à FOTO 1 tendo em conta o prédio alto que surge na FOTO 2 na esquina entre a antigas avenidas Pinheiro Chagas e Anchieta, actuais Mondlane e Palme respectivamente. 

COMPARAçÃO (a sul da avenida)
Maior diferença:
Rectângulo azul: prédio alto e novo, "antes" sem ele e "depois" com ele, 
marcado na fachada lateral do lado nascente = leste
Pontos comuns nas duas fotos:
Vermelho: capela da Missão
Castanho escuroescola primária
Verde claro, azul e laranja claro: três das faces de vivenda antiga
Rosa: casas baixas de que falámos aqui (como para o prédio alto)
Roxo: direcção da Av. 24 de Julho para o Alto-Maé
Verde escuro: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Castanho claro: aponta na direcção da Rua Aniceto do Rosário/Junod
junto à Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Amarelo: prédio Jacinto (Fonsecas/Suzuki) mais para poente nessa avenida
Quanto a datas podemos também tomar em conta dois projectos de Pancho Guedes, um deles o já mencionado das viúvas da Polícia na FOTO 1 e o edifício Khovolar que marquei na FOTO 2 a preto e pertence à MIssão
Datas para dois prédios do artigo no Architect Works

O prédio das viúvas da Polícia é dito ser de 1965 (início) / 1967 (conclusão), aparece na FOTO 1 aparentemente concluído e está fora do campo de visão da FOTO 2. 
Por outro lado o edifício Khovolar aparece na FOTO 2 e está fora do campo de visão da FOTO 1 é dito ser de 1966 (início) / 1973 (conclusão). Este longo período que deve ter correspondido a mais de uma fase de construção e como na FOTO 2 parecia estar construído incluindo as traseiras essa foto deve ser de digamos pelo menos 1969. Como a partir do prédio "azul" sabemos que a FOTO 2 será posterior à FOTO 1 pelos menos um a dois anos, estas fotos serão genéricamente de por volta de 1970.
Quanto à vivenda antiga das três cores que aparece nas duas fotos, era a casa da Missão do lado oeste, e é vista aqui principalmente pela fachada lateral virada a nascente = leste e com o cume do telhado de duas águas paralelo à Av. Pinheiro Chagas. Teria sido construída por volta de 1900/1910 e vê-se que para o final dos anos 60 estava ainda em bom estado. Inicialmente estava dentro do recinto da missão mas dado que este foi reduzido depois pela abertura da actual Rua Junot, antiga Aniceto do Rosário, essa casa tinha ficado afastada por exemplo da capela por essa rua.
Ver outro artigo sobre a zona cerca de 1900.

Comentários