Jardim botânico, actual Tunduru: Rua Henrique de Sousa e casas no jardim (42/)

A casa que aparece na FOTO 1 fica na antiga rua Henrique de Sousa, actual do Hotel Clube, fica dentro do terreno do jardim e estava na altura em ruína. 

FOTO 1 (Alamy)
Casa no jardim com frente para a Rua H. de Sousa.
Ao fim da descida / à direita a praceta da entrada principal
Lisandra Franco de Mendonça na sua tese de Doutoramento "Conservação da Arquitetura e do Ambiente Urbano Modernos- A Baixa de Maputo" indicou na planta de 1946 (do CEDH-FAPF, na página 403 da tese) que se tratava da casa do jardineiro e mostrou a situação da casa durante a reabilitação do jardim em que também foi englobada. 



FOTOS 2

à esquerda: situação anterior como na FOTO 1
à direita: em 2013 a casa estava a ser transformada em centro de informação. 
Pode comprovar-se com as FOTOS 2 que as paredes exteriores da "casa do jardineiro" mantiveram-se mas o miolo e como se vê a cobertura foram modificadas.
A FOTO 3 seguinte é reproduzida com os devidos agradecimentos.mostra o lado oposto da casa do jardineiro depois da reabilitação e vem do site bigslam onde foi incluída em reportagem de 2017.



FOTO 3
Antiga casa do jardineiro do jardim vista do lado da praceta,
com a Rua Henrique de Sousa à esquerda a subir
Depois de vermos esta primeira casa no limite noroeste do jardim junto à Rua H. de Sousa, veremos na FOTO 4 uma segunda casa no interior do quarteirão. Fica junto à estufa e segundo Lisandra Franco de Mendonça foi a antiga Casa do Caseiro (da planta na página 403 da sua tese) ou será o escritório/administração (da planta na página 407). Mostro-a aqui reabilitada com fotos recentes de Carlos Serra com a devida vénia.

FOTO 4
à esquerda: declive para as portas de entrada centrais na estufa do jardim 
ao centro: caminho principal para a entrada principal pela praceta vista ao início
à direita: a segunda casa dentro do jardim após recuperação

FOTO 5

Vista mais completa da casa do caseiro ou escritório frente à estufa
Aparecem mais uma ou duas construções no jardim neste artigo da Notícias Magazine de 2015 que não consigo equiparar com as das fotos de cima e não sei a função nem se são antigas. O artigo menciona a Casa do Jardineiro (essa era a das FOTOS 2 e 3), o Centro de Turismo e Investigação (o Turismo deve ser a do Jardineiro, será a parte de Investigação também aí?), os armazéns para a logística, .o Centro Social para funcionários (desconheço o local de ambos), sanitários (parece ser junto ao Turismo) e o edifício da direcção e administração (será o das FOTOS 4 e 5) e uma estufa menor para investigação (desconheço o local).

Comentários