Jardim botânico, actual Tunduru: estufa, no exterior parte 1 (37/)

Sobre a estufa do jardim botânico Vasco da Gama de Lourenço Marques, actual Tunduru de Maputo teremos nesta curta série algumas fotos a que se juntará com a devida vénia informação muito completa e avaliação dos trabalhos efectuados recentemente da tese de doutoramento de Lisandra Franco de Mendonça (LFM).
Neste primeiro artigo falaremos do exterior de que temos fotos principalmente dum edifício de planta rectangular que parece ser o principal, ladeia no lado mais longo o caminho principal do jardim que o divide na direcção este-oeste ficando o seu lado mais curto na direcção norte - sul ou seja do declive entre a plataforma intermédia e a faixa a sul do jardim ao nível da Baixa da cidade.
As duas primeiras fotos da estufa foram tiradas depois da reabilitação do jardim em 2014/2015. A primeira vem com a devida vénia de reportagem de 2017 no site bigslam permite ver as fachadas principal e lateral a oeste = poente do seu edifício mais longo.

FOTO 1
à esquerda: fachada principal ao longo do caminho principal do jardim
do centro para a direita: fachada lateral a oeste também com acesso do exterior
Foto semelhante a esta pode ser vista em reportagem da Notícias Magazine em Fevereiro de 2015 enquanto decorriam ainda os trabalhos. Para a direita do passeio para a entrada lateral nota-se a parte mais profunda da parede traseira do edifício e depois terreno livre a nivel bastante inferior. Isso mostra que a(s) face(s) a oeste doutro(s) edifício(s) da estufa que existem para esse lado está(ão) recuada(s) em relação à deste, o que se comprova olhando para o Google Maps aqui ao centroPodemos ver a disposição completa da estufa no terreno na FOTO 6 em baixo e também na FOTO 5 deste artigo podiamos ver parte dos edifícios da estufa afastados deste lado.   
A foto seguinte vem do site MOZLIFE com devida vénia e foi tirada acima do caminho principal e apanhando a zona central do mesmo edifício longo (pavilhão) da estufa:

FOTO 2
Portas de entrada ao centro da fachada principal do pavilhão vista para sul
Passamos para fotos anteriores à reabilitação mostrando partes da fachada principal do edifício de cima, visto também a partir do caminho principal para sul: 

FOTOS 3
Portas de entrada rodeadas por secções de ripas de madeira na fachada a norte
Muitas das ripas estavam quebradas ou em falta, na reabilitação em parte foram renovadas e em parte foram substituídas por parede (grandes secções rectangulares brancas nas fotos anteriores).
Em baixo mais uma imagem do estado calamitoso deste edifício antes da reabilitação, aqui com a fachada principal vista do lado oposto ao da FOTO 1 e por isso a aparecer a fachada lateral a leste em vez da fachada lateral a oeste.

Estufa no Jardim Tunduru, Maputo, Moçambique em 2010
Da FOTO 4 para trás no tempo há um hiato de quase 50 anos até outras mostrando o exterior deste pavilhão e a que temos é à distância pelo que escaparão alguns dados. A foto seguinte é um detalhe da que foi já mostrada no artigo anterior com origem no Arquivo Histórico de Moçambique e onde o edifício longo (pavilhão) que temos visto aparece ao centro. 


FOTO 5 (Icon 506 do AHM)
Azul: pavilhão agora "reabilitado" ao longo do caminho principal
Amarelo: telhado que corresponde ao que se via no interior nessa altura
Preto: desenho nas ripas na fachada principal em forma de losango, 
que podem ainda ser vistas na FOTO 1 à esquerda
Laranja: traseira da Vila Jóia
Roxo: telhado do edifício do escritório do jardim, antiga casa do caseiro
ver na segunda parte desse artigo
Vermelho: para lá do jardim, na Baixa o cinema - teatro Scala visto pela traseira
Na FOTO 5 penso que se apercebe que saliente para sul do telhado mais longo aparece outro telhado mas como estaria a nível inferior devido ao declive na encosta não temos aí noção exacta da sua dimensão. 
Quanto a isso teremos a foto seguinte que foi tirada do prédio 33 e dá vista para o norte-noroeste sobre o jardim e com por exemplo a catedral católica em destaque ao fundo. Este era o estado do exterior da estufa antes da reabilitação mas penso que esta não alterou a disposição geral substancialmente. Nota-se aí o que parecem ser dois ou três pavilhões com o mais longo que temos visto em cima no terreno a cota mais elevada e mais a norte. 

FOTO 6
Azuis: estufa com dois/três pavilhões na encosta ao centro - sul do jardim
Laranja: Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral, na faixa baixa a sul do jardim
Castanho claro: Av. Lenine, antiga Augusto de Castilho
Amarelo: parte do caminho principal, aí para o lado da entrada principal
Rosa: Vila Jóia a nascente no quarteirão do jardim
Continuaremos o assunto em artigos seguintes mostrando o interior do edifício mais longo da estufa e o exterior de pelo menos um que o antecedeu - próximo aqui

Comentários