Jardim botânico, actual Tunduru: caminho principal e terraço das quatro deusas (41/)

Neste artigo veremos o caminho principal Jardim botânico, actual Tunduru e de que temos falado muito pela sua relação com os outros elementos que estão na plataforma intermédia e reveremos a fonte das quatro deusas ou cariátides do modelo Wallace particularmente no que respeita ao terraço onde está colocada.
A FOTO 1 é a que mostra o caminho principal na posição mais afastada da entrada principal, mas para as costas = para leste deste ponto havia ainda o comprimento da estufa longa de que se vê um dos extremos à esquerda = sul da foto e um pouco mais para trás havia ainda a construção das 9 colunas mostrada aqui ao inicio.

FOTO 1
Caminho principal visto em direcção à entrada principal que fica a oeste do jardim
Noto que a estufa que existia em 1961 (vê-la aqui "camuflada" na FOTO 1) segundo a planta de 1946 ocuparia o espaço agora livre à direita desta FOTO 1, penso. Esse talhão é limitado a oeste pelo caminho da "linha preta" que passa entre as pérgolas em linha 2, a da "marca laranja" e 3, a da "marca vermelha" de que falámos aqui e que estarão assim um pouco mais para a direita do que se vê na FOTO 1. Nesse talhão vê-se um candeeiro diferente dos originais que vimos aqui pelo que presumo que não havendo sobressalentes nem se fabricando mais do modelo antigo se tenha introduzido estes.
Seguem-se duas fotos do site MOZLIFE com a devida vénia mais adiante para oeste = poente no mesmo caminho, tendo-se deixado para trás o cruzamento na perpendicular com o "caminho preto": 


FOTO 2
No caminho principal, ao centro do jardim, mais perto da entrada pela praceta
À esquerda da foto de cima vê-se já num terraço a fonte das 4 deusas ou cariátides (o que se torna mais claro com a FOTO 4). 
A foto seguinte dá vista semelhante notando-se mais do declive da encosta para a esquerda = sul e por isso que o terraço das fontes está um pouco abaixo deste caminho.


FOTO 3
Portão principal e arco neo-manuelino visíveis daqui ao fundo do caminho principal
FOTO 4
Oval branca assinala a fonte das 4 deusas no seu terraço um pouco mais próxima
(foto original de bigslam de 2017)
FOTO 5
Fonte agora reconhecível com a actual Av. Samora ao fundo (foto de bigslam de 2017)
FOTO 6
Um pormenor da fonte
FOTO 7
Outro pormenor da fonte (foto de bigslam de 2017)
Olhando agora com mais atenção para o terraço onde a fonte está colocada em duas fotos anteriores à reabilitação do jardim, a primeira do FB de Tona Melo com agradecimentos:


FOTO 8
Fonte no limite dum terraço, seguindo de outro imediatamente abaixo dele
Ao fundo da FOTO 8 vê-se perfeitamente a plataforma inferior a sul do jardim, o agora relvado onde inicialmente foi escavado o lago para drenagem do terreno e pântano (prédio da traseira dos correios na Av. Manganhela à esquerda).
Agora a fonte das quatro deusas vista do terraço que lhe fica imediatamente abaixo = para sul:

 FOTO 9
Fonte ao centro esquerda e a entrada principal no jardim será para cima - esquerda 
Como esperado vê-se na FOTO 9 o caminho principal a passar um pouco acima do terraço da fonte e vê-se ao fundo à direita a pérgola 1 das três pérgolas em linha na platafoma intermédia, que nesta altura estava florida. 
Sobre o terraço da fonte que vimos aqui Lisandra Franco de Mendonça na página 401 da sua tese de doutoramento escreveu que: "Na década de 1940, no limiar norte da plataforma mais antiga foi construído um terraço de forma irregular, que faz a transição entre as partes baixa e intermédia do Jardim. No extremo norte desse terraço encontra-se uma fonte de fundição francesa, chamada “Templo das Quatro Deusas” ...". Ficamos assim a saber que terá havido trabalhos envolvendo remoções de terra nos anos 40 que alteraram o presumível desenho de Thomas Honey implementado a partir de 1906 na plataforma intermédia do jardim e que incluiu a sua ligação à faixa sul. 
Quanto à posição da fonte no jardim ela tem variado desde a sua compra cerca de 1900. Sabemos que cerca de 1929 esteve junto ao belvedere que terá ficado uns 55 metros para a direita = leste da sua posição específicamente vista na FOTO 9. Por isso é provável que a fonte tenha permanecido nesse local até ter sido deslocada para o que se viu aqui nos anos 40 e onde ter-se-à mantido até agora.   

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