Urbanização da encosta da Maxaquene - Rua Neutel de Abreu e vista para norte (7/)

Estamos no bairro da encosta da Maxaquene que sobe da Av. Brito Camacho, actual Lumumba junto à barreira primeiro para a Avenida Andrade Corvo, actual Min e depois para Av. 24 de Julho. Trata-se ainda da urbanização de que falámos aqui mas dois quarteirões para leste = nascente do cruzamento da actual Lumumba com a Rua Mariano Machado que abordámos inicialmente. Entre esse ponto e o mostrado nesta foto fica a importante intersecção da actual Av. Lumumba com o início = a sul da antiga Av. Pero de Alenquer, actual Cabral. Dele falámos ligeiramente no final deste artigo referindo aí as construções nas suas esquinas a noroeste e a nordeste.
Por isso passamos para um quarteirão para leste = nascente ou seja para o lado da Ponta Vermelha em relação ao início da Av. Cabral e temos a primeira foto deste artigo. Foi tirada em 1949 de costas para a barreira e por isso olhando para norte seguindo a Rua Neutel d'Abreu, actual Sidumo, uma das vias intermédias perpendiculares à barreira abertas nos terrenos da encosta colocados à venda em 1944. Do cruzamento que vemos imediatamente acima já falámos no artigo sobre o filme de 1950.
Rua Neutel d'Abreu, actual Sidumo com certo declive ascendente 
a partir da Av. Brito camacho, actual Lumumba
À esquerda da foto de cima esta uma vivenda que fica na esquina noroeste desta intersecção. Podemos adiantar que a vivenda que fica do lado direito desta intersecção, como será confirmado por elementos posteriores, aparece nas três fotos seguintes de Maragitado Maru publicadas no Facebook Cidade de Maputo e aqui reproduzidas com a devida vénia:
Frente da vivenda na intersecção entre as actuais Sidumo e Lumumba, a nordeste
Começa a comprovar-se que do lado esquerdo para quem vê devia fazer esquina
Foto tirada da actual Rua Sidumo, a descer à direita para a actual Lumumba
Na última foto vê-se a fachada da vivenda virada para oeste = poente vendo-se do lado de lá, e que terá de ser do lado de lá da Av. Lumumba, o Hotel GirassolÉ o que se vê nesta foto recente reproduzida do grupo de Facebook Cidade de Maputo
Compare-se com a segunda e terceiras fotos
Eis o local numa foto dos anos 50, com vista para nordeste e com o Hotel Girassol de forma cilíndrica para leste = nascente destas casas e na crista da barreira. Não se vê a intersecção da Av. Lumumba, antiga Brito Camacho com a Av. Pero de Alenquer, actual Cabral que ficaria para a esquerda da imagem.
Seta azul: vivenda (incompleta) à esquerda da primeira foto
Seta castanha: vivenda das três fotos anteriores
Seta carmesim: prédio na esquina do quarteirão seguinte, 
que é bem visível na primeira foto deste artigo
Laranja claro: Av. Lumumba, antiga Brito Camacho
Azul médio: Rua Francisco Curado
Vermelho: Av. Min, antiga Andrade Corvo
Verde claro: Av. 24 de Julho
Branco: Rua Sidumo, antiga Neutel d'Abreu
Rosa: Rua D. Almeida Ribeiro
O prédio da seta carmesim é este que foi recentemente reabilitado e fica na esquina noroeste da intersecção da Rua Francisco Curado, que vem da esquerda, com a Rua Sidumo, antiga Neutel d'Abreu que vai a subir para o cruzamento seguinte com a Av. Min, antiga Andrade Corvo. Pela data da primeira foto conclui-se assim que esse prédio é de 1949 ou anterior.
No artigo seguinte veremos de novo esta zona em torno da antiga Rua Neutel de Abreu mas veremos também melhor o que existe para leste dela ou seja do lado direito da última foto. 

Comentários