Urbanização da encosta da Maxaquene - Ruas Neutel de Abreu e D. Almeida Ribeiro e mais vistas para norte (8/)

Continuaremos a olhar para a urbanização de cujo início falámos aqui mas olhando um pouco mais para leste = nascente do que no artigo anterior embora haja certa sobreposição. Mostraremos assim mais desta zona da cidade já completada no início dos anos 50 e relativamente bem preservada até agora. 
O Hotel Girassol, colocado no limite norte da barreira ou sul da encosta, é o melhor ponto de referência nas duas fotos aéreas que aqui mostraremos, tiradas para norte e vendo-se a encosta da Av. Lumumba pelo menos até à Av. 24 de Julho.

FOTO 1
Cimo da barreira da Maxaquene em primeiro plano

FOTO 1 com marcas 
Setas
Verde claro: Duas moradias 1 2
Verde escuro: Prédio com torre
Preto: vivenda na esquina da Andrade Corvo com Neutel de Abreu
Vermelho: edifícios do actual CNE/STAE 
Azul claro: ver explicação em baixo
 Linhas
Laranja claro: antiga Av. Brito Camacho, actual Lumumba
Branco: antiga Rua Neutel de Abreu, actual Sidumo
Rosa: Rua D. Almeida Ribeiro
Azul médio: Rua Francisco Curado
Vermelho: antiga Av. Andrade Corvo, actual Min
No que respeita ao assinalado com a seta azul clara na FOTO 1 com marcas pode-se ver que parecia aí uma estrutura de telhado não completado e que também se via na FOTO 2 em baixo. Actualmente existe aí o projecto de Pancho Guedes para a Coop dum combóio de 4 casas. Como o Hotel Girassol é de 1943 e esse projecto de PG é de 1954 então estas duas fotos podiam ser de entre 1943 e 1954 mas como sabemos que os terrenos da Rua D. Almeida Ribeiro para a esquerda = oeste (FOTO 2) só foram postos à venda em Agosto de 1944 e basicamente estava aí tudo construído as fotos devem ser pelo menos de cerca de 1950 ou mais tarde.
Segue-se então foto mais alargada sobre a zona com as avenidas e ruas marcada com as mesmas legendas da FOTO 1:

FOTO 2 - vista para norte
à esquerda, logo abaixo da Av. Brito Camacho: Hotel Girassol  
à direita, logo acima da Av. Brito Camacho: Hotel Aviz
Hotel Aviz fica na esquina (a noroeste) das antigas Av. Brito Camacho, actual Lumumba e Princesa Patrícia, actual Allende e por isso um quarteirão a leste dos terrenos colocados à venda em 1944 que chegavam só até à Rua D. Almeida Ribeiro e que deram aí origem ao bairro modernista muito uniforme e compacto. Nota-se bem nesta FOTO 2 essa fronteira pois para a direita = leste da D. Almeida Ribeiro há ainda casas antigas por exemplo com quintais grandes e por isso muitas árvores.
No artigo seguinte veremos toda esta zona a partir do seu limite a norte, a Av. 24 de Julho.

Comentários