Navio alemão Watussi no porto de LM e o seu triste fado em 1939

Esta foto é do navio Watussi da companhia de navegação marítima alemã Woermann (parceira na linha para a África Austral da DOAL pelo que levava a marca desta nas chaminés) na ponte-cais Gorjão de Lourenço Marques (LM), actual Maputo em data indefinida mas que veremos será anterior a Dezembro de 1939. 
O Watussi começou a navegar em 1928 e tinha 141 metros de comprimento mas foi aumentado de 7 metros em 1934. A máquina motriz era turbina a vapor produzido em caldeiras a óleo fuel, um derivado de petróleo.
Podemos ver no site timetableimages que na primeira metade de 1931 estava previsto o Watussi escalar LM e por isso a sua presença no porto devia ser rotineira e esta foto terá sido tirada durante uma dessas passagens. Esse calendário especifica que os navios dessa linha "desciam" pelo Mediterrâneo e Índico e "subiam" pelo Atlântico para regressar à base em Hamburgo na Alemanha.  
Navio misto de carga e passageiros Watussi atracado em Lourenço Marques


Este navio teve um fim de vida fora do normal como é explicado no wrecksite, texto aqui usado com ligeiras adaptações e alguns acrescentos:
"06.1939: Localizado no porto de Moçambique 
(HoM: à primeira vista seria na "Ilha de Moçambique" mas no site sixtant diz que foi em LM) 
quando da declaração de guerra
(HoM: fala-se da segunda grande guerra mundial iniciada em 1 de Septembro de 1939 na Europa), ficou ali atracado;
22.11.1939: deixou o porto com destino desconhecido, com 43 passageiros e 155 tripulantes na direcção do Atlântico;
13.12.1939: interceptado pela Marinha e Aviação britânicas, foi incendiado pela tripulação. O cruzador Renown resgatou o pessoal e afundou o navio a tiros de canhão 
(HoM: no site sixtant diz que o incêndio foi iniciado por cargas explosivas colocadas pela tripulação, quer dizer foi um procedimento preparado e não "motivado pelo desespero")
 muitas fotos do navio que penso se tornou mais conhecido devido a esse final funesto mas penso também que só teve esse destaque por se estar no início da guerra, antes do afundamento de navios civis inimigos se tornar rotineiro e do número de vítimas se ter tornado incomensurável. 
O incidente foi captado nestas quatro fotos que presumo foram tiradas dum dos HMS Sussex, Renown ou Ark Royal e que estiveram à venda aqui em 2015.

Watussi em chamas e inclinando-se para estibordo 
antes de ser afundado pelos navios ingleses que o cercaram

Portugal como era país neutro não deve ter apresado navios estrangeiros durante a segunda grande guerra e assim o Watussi foi livre de partir de Moçambique (ver o papel que LM desempenhou na guerra devido a ser porto neutro começando por aqui). Problema para ele foi Moçambique estar rodeado por colónias britânicas e por isso a tripulação arriscou muito na tentativa de regresso à Alemanha, sendo para tal a única opção a rota pelo Atlântico dado que o canal de Suez lhe estava vedado. A primeira parte da escapada correu bem mas já no Oceano Atlântico o Watussi acabou por ser detectado por um avião aliado (um Junkers de fabrico alemão mas sul-africano) a 60 milhas ao largo e para sul do Cabo das Agulhas e um pouco a norte do Cabo da Boa Esperança. Na sequência do incidente a tripulação e os passageiros que foram recolhidos foram internados pelos britânicos  (mas até quando não sei do que li).
Agora uma recordação (mas talvez não original) dos bons tempos do Watussi na linha da África do Sul da DOAL (com o seu companheiro de linha Waganda mais pequeno):
Watussi em baixo na linha marítima de Hamburgo 
para Moçambique e África do Sul

Finalmente noto que a partir das fotos do dia do afundamento é difícil dizer se o Watussi na foto em LM estava com o mesmo comprimento e por isso saber se essa foto seria de 1934 (ano do aumento de 7 metros) ou posterior, mas à primeira vista parece-me que sim.

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