Hotel Cardoso - mais das traseiras no passado e presente (6/7)

Completando o artigo anterior e esta série iniciada aqui sobre o Hotel Cardoso de Lourenço Marques, actual Maputo, continuamos a falar da sua zona traseira que é a mais atractiva, tanto pela paisagem, como pela arquitectura. Vimos já que a certa altura foi aí construída uma piscina que ficava quase encostada à ala a noroeste e que terminava perto da parte saliente central da traseira e é um pormenor disso que podemos ver na FOTO 1 mais ou menos recente:


FOTO 1
Recentemente, saliência central na traseira virada para a barreira
ao por do sol a sudoeste com a borda da piscina por perto
Voltamos às fotos publicitárias de cerca de 1967 com a Miss Teresa Amaro que estava agora no relvado frente à saliência do edifício, a mesma em que frente a ela estava um empregado do hotel na FOTO 1.

FOTO 2
à esquerda: parte saliente central da traseira 
ao centro esquerda: ala a sudeste do edifício
ao centro direita (fundo da foto): fecho dessa ala para o lado da barreira
Agora a FOTO 3 dos anos 60 / início dos 70 que foi publicada no FB Kanimambo LM com a localização errada como se pode constatar comparando-a - no que repeita ao edifício ao fundo / ao centro direita - com a FOTO 2 e com as fotos antigas do artigo anterior nas quais por exemplo aparecia a mesma prancha para a piscina. A foto também não dá bem a noção da profundidade que seria de cerca de 55 metros::


FOTO 3
Junto à piscina nas traseiras do Hotel Cardoso 
um pouco mais para trás e para a esquerda de onde a FOTO 2 foi tirada
Tal como na FOTO 2 via-se na FOTO 3 anterior uma cobertura (metálica ou toldo?) sobre a porta para o exterior da parte saliente central da traseira do hotel. Essa cobertura não existe agora e também não existia nas fotos mais antigas do artigo anterior pelo que deduzo que a FOTO 3 seja também de cerca de 1967 como a FOTO 2 ou dos anos seguintes. 
Agora uma foto dos anos 60 de Armindo Afonso:


FOTO 4
Traseira do Hotel Cardoso com a baía ao fundo do lado da praia da Polana
Comparando-se a FOTO 4 com a FOTO 8 do artigo anterior que também será dos anos 60 mas alguns anos posterior, podemos ver que nesta última tinha havido um pequeno acrescento no último (quinto) piso da traseira. Como disse no artigo anterior parece-me que esse último piso é agora mais alto do que era mesmo nessa FOTO 8 mas é claro nas fotos actuais, caso da seguinte, que ele é pelo menos mais longo do que era na FOTO 4 de cima.
Esta é então uma foto recente da traseira do Hotel Cardoso, tirada ao lado do extremo da sua ala a sudeste (do lado da Ponta Vermelha) e vendo-se ao centro da foto a parte central e saliente dessa traseira destacada por exemplo na FOTO 1

FOTO 5
Carmesim: ampliação no quinto piso em relação à FOTO 4. No artigo anterior 
via-se a parte simétrica desta ampliação mas do lado oposto nas FOTOS 6 e 7.
Na FOTO 4 não se consegue vê-lo mas na FOTO 2 deste artigo também dos anos 60 aparecia no grande relvado visto nesta FOTO 5 um lago ornamental com uma pequena ponte que entretanto terá sido aterrado.. 
O interessante anúncio seguinte de 1959 reproduzido do blog estação cronographica mostra que a piscina das traseiras do hotel já existia nesse ano. Quanto à construção principal estas fotos de 1959 mostram também que se estava ainda na primeira fase do segundo edifício construído em 1938 pois este mantinha os dois pisos iniciais. 


FOTOS 6
em cima: piscina e vista do hotel para o estuário a sul
ao centro: vista aérea para a barreira e hotel no planalto
com o Liceu Nacional Salazar à esquerda
em baixo: vista das traseiras com relvado, piscina e ao fundo o fecho 
para a barreira da ala a sudeste. Suponho que fosse aí a cozinha e máquinas. 
Noto que o espaço em primeiro plano que se via com relvado na terceira foto do anúncio de cima deve estar agora construído. Como se pode ver na foto seguinte parece-me ter sido aí (do lado esquerdo = noroeste ou da praceta do museu) acrescentado um novo corpo ao resto do edifício que vem de 1938. Está colocado paralelamente à barreira e tem um ar contemporâneo e presumo por isso que seja primordialmente para salões que deviam fazer falta para os usos actuais do hotel.  


FOTO 7
Traseira do Hotel Cardoso com nova construção do lado esquerdo
Nota-se bem no google maps essa nova construção colocada para cá do fecho para a barreira da ala a noroeste e que é aí indicada por Restaurante Flamma. Comparando-se com as fotos anteriores à depressão tropical Claude de 1966, aos seus estragos e aos trabalhos de consolidação e uniformização que se lhe seguiram, nota-se também que o declive da barreira está agora mais afastado do hotel o que por exemplo facilitou essa nova construção.
Terminamos aqui esta resenha sobre o passado e o presente dos edifícios e de um pouco da história do Hotel Cardoso.

Comentários