Teatro Varietá de Lourenço Marques de 1910 a 1967 - postal, interior e exterior (2/4)

POSTAL (clique para aumentar)
Exterior e interior do Teatro Varietá inaugurado a 5 de Outubro de 1912

Este postal foi recentemente colocado à venda no site de coleccionismo delcampe.net e é muito útil para melhor conhecimento do Teatro Varietá (TV) de 1912 e de como o primeiro Varietá de 1910, um pavilhão que servia para patinagem e exibição cinematográfica, em termos físicos se relacionou com ele. Como dissemos no artigo anterioro que Alfredo Pereira de Lima (APL) escreveu no livro Edifícios Históricos de LM e a única imagem que temos desse pavilhão e que recordo a seguir não o esclareciam. 


FOTO 1
Primeiro Varietá de Lourenço Marques na segunda metade de 1911
(de anúncio de jornal divulgado no site delagoabayworld.wordpress.com)

No POSTAL de cima, da plateia e galerias temos as duas fotos superiores, uma com a parede de projecção ao fundo e a outra com o palco ao fundo na qual se nota as frisas de camarotes. Podemos compará-las o interior do pavilhão da FOTO 1 e acho que a sala de espectáculo do TV de 1912 do POSTAL era completamente diferente dele. Primeiro o pavilhão nem devia ter paredes de alvenaria, segundo se se colocasse nele um tecto falso parece-me que ficaria muito mais baixo do que se vê na plateia do POSTAL e terceiro o pavilhão tinha o chão horizontal e o teatro parece-me que tinha a laje em declive..  
O TV de 1912 tinha corpo de cenário na traseira (ver FOTO 2 do terceiro artigo) - que tinha de ser alto para esconder os cenários que antecederiam ou que se seguiriam ao que estivesse a ser usado no palco - o qual deve ter sido construído de novo até porque APL para a primeira fase do Varietá não fala de espectáculos de teatro, só de cinema e música para além da patinagem.
Quanto aos salões nas duas fotos inferiores do POSTAL certamente que seriam em novo edifício sem nada a ver com o pavilhão inicial. 
Concluíndo e com a incerteza habitual dada a falta de informação, parece-me que para além do terreno comum nada ou muito pouco do Varietá de Julho de 1910 terá sido reutilizado no Teatro Varietá de Outubro de 1912. Do que vimos até agora também se pode dizer que a construção do TV de 1912 começou depois de Junho de 1911 e terminou até Outubro de 1912 e que pode ter demorado menos que o que teria sido normal porque Pietro Buccelato, talvez o proprietário principal, era construtor civil. 
Sobre Pietro Buccelato escrevia APL que "pôs todo o entusiasmo na construção mandando vir de Itália grande número de estatuetas e vários objectos decorativos". Conhecemos as estatuetas que foram colocadas no exterior (ver FOTO 1 do terceiro artigo) mas só com o POSTAL passámos a conhecer pelo menos algumas do interior. Estão aí três no vestíbulo (foto do canto inferior esquerdo) e duas no bufete (foto do canto inferior direito). Pela (minha) lógica, área destas duas salas, volume do edifício e iluminação natural do tecto do bufete acho que este ficaria no primeiro andar do volume de entrada, foyer e salões virado para a Rua Araújo. Naturalmente o hall de entrada e o vestíbulo ficavam ambos no rés do chão e devido ao desnível da plateia a entrada para a sala de espectáculo (vê-se duas portas laterais na foto do canto superior esquerdo) seria a nível superior ao do palco. Como o lado do palco não devia ter sido escavado no solo então teria de haver uma escadaria do nível do vestíbulo / foyer para o dessas portas da entrada na sala. Seria interessante ver os planos do interior do teatro para verificar estes "achismos" ...
As duas fotos inferiores do POSTAL dão também ideia do resto da decoração e do mobiliário no interior do edifício. Segundo o que APL escreveu, cerca de 1966 ainda se podiam admirar esses objectos no TV de 1912 e por isso é possível que quando ele foi demolido em 1967 eles que tenham sido aproveitados para residências particulares. É assim possível que algumas dessas peças artísticas vindas de Itália para Moçambique cerca de 1912 ainda se encontrem em Maputo.
Em termos de programação do TV de 1912 nos primeiros anos parece ter sido cuidada. Ele foi inaugurado em 1912 com um espectáculo de ópera com artistas vindos de Itália e recebia periódicamente companhias de teatro europeias em digressão a África, para além da exibição certamente quase diária de filmes. APL dá também muito destaque às reuniões nomeadamente comícios políticos que lá aconteceram até 1933.
Terminamos o artigo recordando parte da fachada principal do volume de entrada, foyer e salões virado para a Rua Araújo, a mesma mostrada no círculo ao centro do POSTAL. Não sei a origem nem data desta foto mas presumo que seja antiga. 


FOTO 2
Pormenor da fachada principal e entrada do Teatro Varietá de 1912.
Uma das pequenas estátuas exteriroes está de pé à direita.
FOTO 3 (dos 2 OPEL e SKODA)
Fachada principal do Varietá na Rua Araújo
na lente de Carlos Alberto Vieira

Ver aqui fotos de cinemas e teatros em LM cerca de 1937 incluindo uma do Varietá.
Ver artigo de Rato Cinéfilo com algumas informações adicionais particularmente sobre a programação do TV de 1912.

Comentários