Av. Paiva Manso, actual Magaia nos anos 70 e antes abaixo da Av. 24 de Julho

Foram colocadas à venda por fotoi duas fotos penso que de particulares tiradas dum prédio alto situado do Centro para a Baixa da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. O prédio certamente estaria na Av. General Machado, actual Guerra Popular e as fotos foram tiradas para o lado da Baía e assim aparecem nelas, para a frente, um ou dois quarteirões limitados a oeste = poente pela Av. Paiva Manso de Lourenço Marques, actual Magaia de Maputo. 
Vamos indicar a seguir o que têm de mais interessante. A primeira foi tirada para nascente = leste e vendo-se por exemplo ao fundo a Ponta Vermelha com as as Torres Vermelhas talvez em construção:

FOTO 1 (sem e com marcas)
Rosa: Av. Paiva Manso, actual Magaia
Amarelo: Av. 5 de Outubro, actual Josina
Vermelho: traseira do prédio Lusitana fazendo esquina
Castanho claro: prédio 33 com construção interrompida
Verde médio: antigo Chee Kung Tong, actual mesquita
Creme: prédio modernista creme na esquina
Azul: campo de ténis do antigo Instituto Goano, 
depois Associação Indo Portuguesa e actual Museu de Arte

A segunda foto foi tirada virando-se um pouco mais para nordeste e o único ponto comum com a primeira é o campo de ténis na traseira da Associação Indo Portuguesa. Nela para além do que marquei e legendei vê-se com dificuldade o prédio que tinha um reclame pintado de cerveja (antes tido um da Cerveja Impala, ver aqui na FOTO 8) na Av. Manuel de Arriaga, actual Marx e o que tinha um reclame da Pepsi na Av. 24 de Julho (ver aqui na primeira foto, teve também um da Spur Cola, ver aqui nas duas fotos com marca roxa)

FOTO 2 (sem e com marcas)
Azul: campos de ténis da Associação Indo Portuguesa e actual Museu de Arte
Rosa: Av. Paiva Manso, actual Magaia
Laranja claro: Av. Andrade Corvo, actual Min
Castanho escuro: prédio "Maximino"
Verde: por onde passa a Av. 24 de Julho
Preto: prédo Costa, visto pela traseira
Branco: prédios altos brancos construidos havia pouco tempo
Azul mais escuro, à esquerda: casas gémeasver FOTO 3 em baixo


Como se vê nestas fotos, nos anos 70 havia ainda muitas casas antigas nesta zona combinando talvez casas de madeira e zinco, construções de alvenaria dos anos 10 ou 20 ainda com telhado de zinco, construções clássicas dos anos 20 a 40 e moradias modernistas dos anos 40 /50 só com placa ou com telhado.
Nesta vista para nordeste já mostrada no HoM e que deve ser de cerca de 1955 (foto Lu Shi Tung número 296) essa zona aparece do lado central esquerdo:


FOTO 3
Azul: campos de ténis da Associação Indo Portuguesa e actual Museu de Arte
Rosa: Av. Paiva Manso, actual Magaia
Laranja claro: Av. Andrade Corvo, actual Min
Castanho escuro: prédio "Maximino"
Verde: por onde passava a Av. 24 de Julho ainda com a central geradora
Azul mais escuro, à esquerda: casas gémeasver FOTO 3 em baixo
Curiosamente temos um anúncio de jornal do ano de 1908 de duas casas na Av. Paiva Manso acima da Av. Andrade Corvo e abaixo da Av. 24 de Julho, antiga Francisco Costa. Na FOTO 2 essas casas podiam estar localizadas no quarteirão da Padaria mas podiam também estar no quarteirão em frente desse, do qual se vê só um pouco da esquina em baixo (a sudoeste), o qual tem o Edifício Karmali na esquina de cima (a noroeste) e que não se vê nas FOTOS 2 e 3. 
Aluga-se casas novas de alvenaria na zona de que estamos a falar
Recordo a seguir duas casas gémeas em alvenaria - que até podem ser as do anúncio  -mostrando bem a inclinação da antiga avenida Paiva Manso nesta zona. 

FOTO 3
Casas gémeas, podiam ser as duas que estavam para alugar em 1908
Como se viu nesse artigo as fachadas dessas casas entretanto foram bastante transformadas apesar de provávelmente serem anteriores a 1920 e por isso deverem ser património protegido mas ...
Ver como era a antiga Av. Paiva Manso nesta zona cerca de 1905 na última foto aqui e o que havia em toirno dela mais geralmente aqui.

Comentários