Jardim Mousinho de Albuquerque e Praça 7 de Março - última parte (3/3)

Para finalizar os artigos sobre o jardim de Mousinho de Albuquerque começamos por outra foto do editor E. Peters da Cidade do Cabo e de cerca de 1905 que nos mostra esse jardim em primeiro plano (lembro que tinhamos visto aqui uma foto em sentido mais ou menos oposto e na mesma altura que esta). Esta foto vem do site rhodesianstudycircle que indica que os postais respectivos circularam em 1906. 

FOTO 1
Praça / Jardim de Mousinho de Albuquerque em vista para noroeste 
a partir das varandas dos andares do Capitania Building

A Praça / Jardim Mousinho de Albuquerque (JMA) ficava a sul da Praça 7 de Março, actual 25 de Junho que nessa altura ficava a norte da ligação da Rua Araújo, actual Bagamoyo à actual Rua de Timor Leste. 
Podemos identificar bastante elementos da foto de cima em torno do JMA (ver aqui para o fim):

FOTO 1 com marcas
Amarelo: fachada virada a nascente = leste da Alfândega antiga
Roxo: Hotel Carlton
Rosa: Guarda Fiscal 
numa esquina entre a Rua Araújo e a Praça
Castanho escuro: fachada do Robert Hudson para a Rua Araújo
Castanho claro: fachada do Robert Hudson para a parte norte da Praça actual
Azul claro: futuro restaurante Pavilion
Laranja claro: kiosk Levy
Azul escuro: prédio do Veiga Chemist na Rua Consiglieri Pedroso (ver FOTO 2) 

com vasos de cerâmica no topo

Como a FOTO 1 é de cerca de 1906, ela é anterior à construção do rinque do Varietá e do Teatro Varietá de respectivamente 1910 e 1912 que terão depois aparecido principalmente na direcção do "amarelo" e do "roxo", aproximadamente.
A foto seguinte reproduzida de picclick foi tirada da direcção do futuro restaurante Pavilion mas em sentido oposto ao da de cima. Mostra por isso o Capitania Building ao fundo e antes dele o mesmo edifício térreo, o qual na FOTO 1 se via ter três chaminés no telhado, pormenor que não se consegue ver aqui:

FOTO 2 
Vista para sudeste no jardim de Mousinho com o seu canteiro central nas proximidades

Nas FOTOS 1 e 2 o canteiro central parecia não ter o poste que lá aparece noutras épocas mas os bancos de metal e madeira são os mesmos..
Outra imagem interessante desta zona em meados de 1908 é a do lançamento da primeira pedra do monumento a António Enes que ficava ao centro duma praceta que veio ocupar o espaço para a esquerda do canto inferior esquerdo da FOTO 1, quer dizer para sul da Praça / Jardim de Mousinho de Albuquerque e como referimos relativamente à FOTO 5 do primeiro artigo desta série.


FOTO 3
Carmesim: primeira pedra do monumento aprox. ao centro da nova praceta
Verde: Praça / Jardim de Mousinho, para norte da nova praceta
Amarelo: Alfândega antiga, para oeste da Praça / JMA
Vermelho: Cinematógrafoprimeiro cinema da cidade encostado à Alfândega
Castanho escuro: fachada do Robert Hudson virada para a Rua Araújo
Castanho claro: fachada do Robert Hudson virada para a parte norte da Praça

A FOTO 4 em baixo é de longe a mais recente deste conjunto pois foi tirada em 1937 a partir da Praça / Jardim Mousinho a sul e olhando para a Praça 7 de Março a norte e noroeste. Em primeiro plano passa na transversal a ligação entre a Rua Araújo, actual Bagamoyo e a actual Rua de Timor Leste que ficava para a direita = leste = nascente. De facto só nos anos 40 este arruamento desapareceu tendo o seu espaço passado a fazer parte da alargada praça que passou a integrar a parte norte e o antigo jardim de Mousinho a sul. 

FOTO 4
à esquerda: kiosk do ABC que sucedeu ao Levy da FOTO 1
 ao centro direita:coreto da Praça 7 de Março

Concluímos aqui a série sobre a Praça / Jardim Mousinho de Albuquerque e em que naturalmente falámos também da parte norte da actual Praça 25 de Junho.

Comentários