Porto de LM em funcionamento - cerca de 1939/40

As primeiras três fotos deste artigo fazem parte do portfólio da visita a Lourenço Marques, actual Maputo do Presidente Carmona em 1939 e estão algures num síte oficial português.


FOTO 1
Em posição para o fundo da ponte cais, passadas as carvoeiras do cais.
. A estação de caminhos de ferro é vista pela traseira à distância à esquerda
Segue-se uma foto tirada de cima dum dos vagões vistos na FOTO 1 na ponte-cais e junto a onde começava a construção dum dos grandes armazéns do porto.

FOTO 2
Vista da margem norte do estuário a poente do porto mais ou menos para nordeste 
Vê-se na FOTO 2 que o recinto do porto nesta zona devia ter sido finalizado há pouco tempo notando-se por exemplo que havia linhas férreas que tinham estado assentes em pilares pois a zona entre a extensão da ponte-cais feita para oeste = poente da Baixa e a margem norte do estuário tinha ficado por aterrar.
Outra foto da mesma colecção de 1939 que penso já ter sido mostrada no HoM mas ...

FOTO 3
Entrada no estuário ficava para o fundo.

A foto de cima foi tirada junto ao par de carvoeiras Provay que na FOTO 1 se viam â distância para nascente = leste.
Terminamos com três fotos de menor qualidade tiradas por viajantes holandeses de passagem pela cidade também em 1939. Na primeira vemos a ponte-cais Gorjão um pouco no sentido e da ponta oposta ao que vimos nas FOTOS 1 e 3.


FOTOS 4 a 6
Vista de navio para o par de carvoeiras Provay, a carvoeira Mac Miller 
e ao centro-esquerda a extremidade a poente = oeste da ponte-cais
Grande paquete atracado na ponte-cais Gorjão
Vista do convés do navio atracado para o corredor para vagões e guindastes
 na ponte-cais e para armazéns da sua primeira fiada
O vagão de mercadorias próximo na FOTO 6 é dos South African Railways (SAR) e para o fundo vê-se muitos mais em composição, parece-me que carregados de minério - vista geral do porto aqui. Dada a largura do recinto do porto o navio atracou numa zona do cais já muito para poente da junto à estação de caminhos de ferro.

Comentários