Edifícios do sector da saúde em Lourenço Marques - foto de Cunha de 1912 ? (4/4)

Continuando com a informação do IHMT digitalizada pelo site memoria-africa.ua.pt, na caixa 1 há uma foto feita por Cunha em 1912 que vemos em baixo. Como disse o site não tem legenda para as fotos mas Cunha em 1911 fotografou vários edifícios do Hospital Miguel Bombarda (ACTD) depois Central em Lourenço Marques (LM), actual Maputo que se concluiram nessa altura, casos do edifício principal administrativo e do outro ao lado. Em Moçambique por essa altura fotografou também a construção da estrada da Polana / Caracol (ACTD) em 1910 e 1911 e a do porto em 1911 (estas e provávelmente estas no ACTD). Por isso Cunha, que segundo o especialista Paulo Azevedo era oficial do exército, deve ter residido em Moçambique e em LM pelo menos durante esses dois anos e como é foto relacionada com a saúde e o edifício fotografado era grande vou considerar à partida que fosse o hospital da capital de Moçambique ou seja o Hospital Miguel Bombarda e que por algum motivo a foto tenha sido separada das outras já conhecidas.
Foto de Cunha de 1912 colocada em arquivo do sector da saúde em Portugal
Como se pode observar o edifício tinha pelo menos dez arcos redondos por cima na varanda pelo que vamos ver se o encontramos nas diferentes construções do hospital existentes nesse tempo, mas o resultado será inconclusivo.
A primeira hipótese seria a foto ser do edifício principal administrativo mas pelo número e pela forma dos arcos esse edifício que se pode ver melhor aqui - fotos damenia - está excluido, até porque a sua parte traseira que se pode ver aqui não tinha varanda. 
Não conseguimos ver se a FOTO 1 foi tirada no rés do chão ou num andar mas como não se vê vedação do lado direito presumo que fosse no rés do chão. Assim uma segunda hipótese seria um edifício localizado do lado nascente = da Polana do hospital que aparece em três fotos, uma delas deste artigo.


MONTAGEM (clique para aumentar)
Verde claro: direcção da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Vermelho: edifício principal
Azul: segunda hipótese para a FOTO 1
Laranja claro: Av. General Botha, actual Nduda
Duvido que a hipótese "azul" esteja correcta por exemplo devido à varanda da FOTO 1 ter ao fundo uma parede com porta, enquanto que pela FOTO 4 devia haver aí um arco mais estreito. Outro elemento contra é que na FOTO 1 o tecto estava inclinado o que seria mais de esperar se fosse do segundo piso e não do Rés do Chão como teria de ser segundo a FOTO 2 pois só aí havia arcos. Também contra o edifício da FOTO 1 ser o "edifício azul" é que nela parecia haver um arco diferente a meio do comprimento da varanda enquanto que na FOTO 2 não se vê isso pelo menos do exterior.
A terceira hipótese para o edifício da FOTO 1 seria do lado poente do hospital no que penso foi a primeira enfermaria "castanha" que aparece à esquerda = oeste da FOTO 5. Tenho no entanto dificuldades com esse edifício pois aqui parecia ter um só piso estando por baixo uma cave um pouco elevada, enquanto que na FOTO 5 parece haver dois pisos com a mesma altura e tendo o de baixo arcos e é o que veja na FOTO 5 que me faz relacioná-lo com a da FOTO 1. No entanto nesses arcos do edifício "castanho" da FOTO 5 o espaço com parede entre eles parece ser maior do que o da FOTO 1 e número total de arcos parece bastante maior do que os que se vê na FOTO 1. Por essas razões não me parece que esta terceita hipótese seja válida.

FOTO 5
Verde claro: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Vermelho: edifício principal administrativo
Castanho: terceira hipótese para a FOTO 1 com arcos no rés do chão
Azul claro: Av. Princesa Patrícia, actual Allende
Resumindo suponho que a FOTO 1 seja de LM e do seu Hospital no seu início, mas não o consigo confirmar. Haveria mais edifícios desse tipo e tamanho no hospital em 1912? Teria Cunha viajado por exemplo para Angola onde como o especialista Paulo Azevedo referiu se sabe esteve também?
Noto ainda que na FOTO 1 há tabuletas escritas sobre as portas à esquerda que poderiam ajudar a elucidar o caso mas não as consigo ler.

Comentários