Militares e construções na Ponta Vermelha entre os séculos XIX e XX (1/2)

Depois de termos visto a Sala de Jantar de oficiais da Ponta Vermelha (PV) de Lourenço Marques, actual Maputo no ano de 1907 e termos em grandes traços localizado esse e outros edifícios oficiais/militares entre o Quartel General e a barreira, vamos mostrar outras fotos da zona mas de alguns anos antes. 
As duas fotos principais deste artigo são do livro Xilunguíne de Alexandre Lobato que as apresenta como sendo da sua colecção pessoal e as data em 1895. 

FOTO 1

FOTO 2
Quartéis da Ponta Vermelha em 1895
(clique nas fotos para ver em tamanho real)
O que vemos nestas FOTOS 1 e 2 é a zona marítima entre o estuário e a baía água ao fundo do lado esquerdo, uma rua ao centro e supostamente os quartéis dos seus lados esquerdo e direito. A zona já está a descer para a barreira que ficaria à esquerda. A FOTO 2 foi tirada uns 100 ou 150 metros à frente e mais para cima no terreno do que FOTO 1. Nela vê-se dois canhões a apontar para fora da Ponta Vermelha o que quer dizer que este quartel era para defesa contra invasores que viessem pelo mar e entrassem na baía. 
Na FOTO 2 à esquerda está o que parece ser um tanque e não sei para que serve. A seguir a ele deve ser a estrutura para uma nova casa.
Há bastantes mapas da zona de alguns anos mais tarde do que o dito ano de 1895 das FOTOS 1 e 2 e assim tentaremos localizar neles o que nelas se vê: 

MAPAS da Ponta Vermelha no início do século XX (20)
Verde claro: Rua do Farol entre a Procuradoria e 
o farol / crista do promontório da PV passando pelo Quartel General
Carmesim: esquina do Quartel General
Amarelo: farol que depois passou a ser baliza
Laranja claro: Rua de S. Rafael, actual Chiundi
Azuis: quartéis em dois lados da PV
Rosa: bateria em 1903
Roxo: mastro ou marca dos sinais
Não sei se foi sempre assim mas na PV houve pelo menos a certa altura dois quartéis, um virado para sul (em baixo nos mapas) que no mapa de 1925/26 era identificado como sendo de Artilharia e outro no lado virado para leste (para a direita dos mapas) que no plano de 1909 de Costa Serrão era identificado como sendo de Cavalaria. 
Como nas nas FOTOS 1 e 2 se vê ao ao fundo uma torre metálica e que será o mastro ou marca dos sinais (incluído um desenho) que rodeei a "roxo" nos mapas, então as FOTOS 1 e 2 seriam do Quartel de Artilharia que é o virado para sul. A Rua da FOTO 2 seria então a actual Rua dos Sinais, nome derivado dessa marca que devia servir para mostrar sinais (bandeiras, cada uma com um significado diferente) aos navios e que actualmente se vê aqui no google maps. Temos assim uma hipótese de localização aproximada das FOTOS 1 e 2


Mapa de 1904_06
Roxo: marca ou baliza das FOTOS 1 e 2
Castanho escuro: dois canhões da FOTO 2
Seta creme: posição e direcção da FOTO 1 mostrando o Quartel de Artilharia
Azul escuro: posição e direcção da FOTO 2, mostrando parte desse mesmo quartel
Preto: Residência do Governador
Depois dessa hipótese para localização das FOTOS 1 e 2 na zona da Rua dos Sinais abaixo do Governo-Geral, actual Presidência da República e de se concluir que esse devia ser o quartel de artilharia, segue-se a localização duma foto diferente que mostra mais escura a zona elevada do promontório da Ponta Vermelha e mais claro o que será a zona marítima que o ladeava uns 50 metros abaixo. 


FOTO 3 de 1896
Ponta Vermelha: Bateria de artilharia de defesa de costa em LM
O que se adivinha na FOTO 3 é uma série de canhões colocados lado a lado e protegidos por uma elevação de terra erigida para o lado da escarpa e depois do estuário / baía. No mapa de 1903 (e também no de 1925/25 que não mostro aqui mas onde é mais claro ainda) do lado direito e onde marquei a "rosa" está uma forma irregular comprida e perto está escrito "bateria", o que suponho ser o que se vê na FOTO 3. 
Há ainda outra foto do início do século XX (20) que mostra militares em Lourenço Marques e que esteve à venda no site de coleccionismo delcampe.net:


FOTO 4
Exercícios de Cavalaria em LM. Abaixo do palácio da Ponta Vermelha?

Não sei onde terá sido tirada esta foto mas não era numa parada "ad hoc" pois vê-se um pau de bandeira ao centro. Como ao fundo para a direita parece-me ver declive de terreno e como foi tirada de ponto muito alto e dado aí ser zona militar, ela pode ter sido tirada do alto do mastro dos sinais, quer dizer na zona do círculo roxo dos mapas e em sentido contrário aos das outras setas mas ....
Outra foto que seria mais interessante se fosse de boa qualidade, pois é das poucas a mostrar a Ponta Vermelha antiga do lado da baía é provávelmente dos irmãos Lazarus por isso de entre 1899 a 1908.


FOTO 5 (completa e reduzida)
Vista da Ponta Vermelha, escarpa virada para nascente (leste) 
quer dizer para a baía e o largo. 
A entrada do estuário ficava à esquerda e o porto e a Baixa da cidade para o fundo. O farol é a construçâo branca que está junto à escarpa por baixo do "Point" e estaria na segunda fase de construção, mais alta. Os edifícios que se vêm para a direita dele deviam ser da bateria e do quartel de cavalaria. Para a esquerda do farol = para oeste estaria o quartel de artilharia das FOTOS 1 e 2.
Recordo que em 1919 Shantz tirou uma foto parecida com a FOTO 5 mas também pouco visível em relação ao quartel, como mostramos aqui.
O tema continua noutro artigo desta série.

Comentários