Pequenos edifícios apoiados pela Gulbenkian: Igreja Anglicana no sul de Moçambique

Continuamos a falar dos pequenos projectos financiados pela Fundação Gulbenkian nos sectores da educação, saúde e assistência no sul de Moçambique cujas fotos vêm do flickr relativo aos seus projectos em Angola e Moçambique.
Temos aqui duas pequenas escolas em localidades certamente rurais e que são relacionadas com a Diocese dos Libombos. Como veremos eram longe de Lourenço Marques, actual Maputo e penso que as duas na actual Província de Gaza mas há aspectos curiosos no conjunto. e por isso falo delas aqui:
Nhamavila que parece ser em Manjacaze, Gaza
Maciene que fica em Gaza a 230 km de Maputo
Só a Igreja Anglicana usa a denominação Diocese dos Libombos apesar da sua sede ser em Lourenço Marques, actual Maputo. Essa era então uma primeira indicação da pertença destas escolas a essa igreja o que pode ser confirmado por este seu FB onde é mostrada a Catedral de Maciene sublinhando a importância dessa localidade na estrutura da igreja. Por isso as duas escolas financiadas pela Gulbenkian eram dirigidas pela Igreja Anglicana, o que é a dedução número um. 
As fotos que estão no arquivo da Gulbenkian e agora disponibilizadas no Flickr devem ter sido enviadas para Lisboa para que a fundação pudesse verificar o avanço dos trabalhos. A dedução número dois é que terão sido assinadas (rubricadas) pelo bispo anglicano em 1971, D. Daniel (de Pina Cabral, 1924 - 2008), cargo em que se manteve até 1976 (da wikipedia). e que se recorda em foto do ACTD
D. Daniel de Pina Cabral, Bispo da Diocese de Libombos.
(mais aqui no arquivo da Igreja Lusitana)
Por haver cooperação nas escolas entre a Fundação Gulbenkian e a Igreja Anglicana / Lusitana (história aqui, a génese da moçambicana deve ter sido diferente com ligação aos ingleses da África do Sul) não é de estranhar que apareça também a foto seguinte - já directamente relacionada com essa igreja na legenda - no flickr da fundação: 

FOTO 3
Sala de costura no centro anglicano no Chamanculo
Esta última foto é de 1975 e o histórico bairro do Chamanculo faz parte da chamada cintura de "caniço" que rodeia Maputo, antiga Lourenço Marques onde as igrejas cristãs reformistas procuravam estar próximas das populações mais carenciadas (ver grande igreja anglicana próxima no "bairro Fajardo"). Entretanto encontro uma foto recente do Chamanculo (zona C) assim

Comentários