Depois do artigo anterior sobre as estações de Correios na cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, passamos ao antigo distrito de LM continuando com fotos do site do Museu das Comunicações de Moçambique e complementando-as.
Começo pelas da Matola e de Boane em que utiliso para a situação mais ou menos actual fotos do site moçambique.wordpress:
Correios e residência do funcionário da Matola em 1956 e mais de 50 anos depois em baixo |
Como se vê na foto mais recente o edifício fica num largo que é o da igreja de São Gabriel da Matola (no google maps, para norte).
Agora CTT em Boane, um pouco mais longe na estrada de Maputo para a Namaacha:
Correios de Boane em 1950 e mais de 50 anos depois |
Mais duas estações de Correios em duas outras vilas do antigo distrito nascidas ao longo da primeira linha de Caminho de Ferro do território:
Correios da Moamba e de Ressano Garcia |
Dos dois últimos edifícios não encontro imagens recentes por isso não sei se continuam de pé e a utilização actual.
Informação do Portugal Colonial a meados de 1932 sobre o funcionamento dos correios em Moçambique relativamente à correspondência para e da Europa:
Província em cima quer dizer localidades fora de Lisboa em Portugal |
Em 1932 estava-se então na transição entre a utilização de combóio entre LM e o Cabo e o embarque do correio em navio entre essa cidade e a Europa e o começo da utilização da via aérea com os voos da Imperial Airways. As comunicações telefónicas entre Moçambique e o resto do mundo estavam também para começar, até aí estavam limitadas à telegrafia (telex).
Comentários