Um anúncio publicado em Portugal em 1932 pelo representante em Portugal Carlos Empis falava da venda de locomotivas da conceituada fábrica metalúrgica alemã Henshel and Sohn de Kassel para Moçambique. Nesse tempo ainda não havia a companhia única Caminhos de Ferro de Moçambique que veio agregar as diferentes companhias que tinham sido criadas, penso que com excepção pelo menso inicialmente da Trans-Zambezia Railway
ANÚNCIO 1
Locomotiva Henschel de cima vendida para os Caminhos de Ferro de Lourenço Marques em 1932 |
Passando para imagens no terreno, vemos a seguir fotos de uma locomotiva Henschel e que é diferente da de cima. Esta era do tipo Pacific e com o número 331 e é mostrada aqui do site de Ron Fischer e que tinhamos vimos já.
FOTOS 1
Fotos de uma Henschel Pacific com número 331 em Lourenço Marques em 1972 frente ao depósito de máquinas novo |
A locomotiva da FOTO 1 é parecida com a da parte de baixo do anúncio com as mesmas placas laterais à frente colocadas na vertical e cortada em ângulo na parte inferior, o que em certa fase deve ter sido a assinatura do fabricante Henschel para as suas máquinas maiores.
Sobre as estavam em 2011 paradas no recinto do porto e neste caso no depósito de máquinas e que nessa altura estavam destinadas à sucata ou ao museu dos CFM, neste site é dito: "Inside the roundhouse next to the running shed some distance from the station I found 0-10-0T 67 (Henschel 22381/1934), 4-6-2 332 (Henschel 29067/1955) in very good condition". E é aí mostrada uma foto de locomotiva do mesmo modelo da da FOTO 1 e com o número que se lhe seguia e reproduzimo-la aqui com outra foto de JONESY38
FOTO 2
Máquina Henschel com número 332 no depósito de máquinas dos CFM em Maputo |
FOTO 3
Locomotiva a vapor com número 57 para os CFM em 1950 |
Vemos em baixo uma locomotiva que parece semelhante à da FOTO 3 no que é comparável. Tinha o número 69 e segundo o site narrowgauge estava aí a trabalhar no Porto de Maputo, antiga LM em 1976. Suponho por isso que fosse duma encomenda posterior à de 1950 referida em cima a propósito da FOTO 3. A referência a "tender locomotive" diz respeito às que têm o reservatório de água e carvão na própria locomotiva e não num vagão separado. As "tender locomotive" eram então mais curtas do que as de longo curso e seriam entâo apropriadas para manobrar vagões nas instalações portuárias para formar os combóios, mas não sou especialista no tema ...
FOTO 4.
Locomotiva Henschel com número 69, fotografada em Novembro de 1976 trabalhando no porto de Maputo |
Veremos no artigo seguinte anúncios similares mas mais recentes que o de cima sobre estas locomotivas.
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