Locomotivas Henschel nos Caminhos de Ferro de Moçambique ao longo dos tempos (2/2)

Vimos no artigo anterior um anúncio da firma Carlos Empis mencionando locomotivas Henschel fornecidas aos CFLM e começamos este artigo com um anúncio posterior referindo os CFM, herdeiro dos CFLM, no ano de 1957. 

ANÚNCIO 1
Locomotiva Henschel do tipo Mikado em 1957 para os CFM
Nesta foto de Ron Fisher vemos em 1972 na Suazilândia, estação de Sidvokovo, uma locomotiva Henschel dos CFM com número 268. Finalmente a linha de Goba estava a ser usada para transportar minério de ferro desse país para o porto de LM e veremos isso depois melhor.

FOTO 1
Locomotiva Henschel dos CFM de número 268 em 1972 (eixos 2-10-2)
Podemos comparar as imagens das locomotivas Henschel do anúncio de 1957 e da foto de 1972 que era dita ter sido fornecida em 1955

ANÚNCIO 1 e FOTO 1
Carmesim: semelhanças
Azul: diferenças
Pode ver-se que as duas locomotivas eram muito semelhantes mas que a de baixo, de 1955 era mais potente que a de cima, pois tinha mais um eixo motriz e mais uma "chaminé" no topo, para além do farol dianteiro ser diferente.  
Aparecem mais fotos com locomotivas Henschel em Moçambique de/em épocas diversas no fantástico flickr de Historical Railway Images. Vemos daqui a foto oficial duma delas de número 506 fotografada em 1938 na fábrica e que se nota era também diferente das dos anúncios e fotos vistos até aqui. Destas comparações no geral fico com a ideia que os CFLM e CFM adquiriram muitos (outros) modelos diferentes da Henschel. 


FOTO 2 
CFM 2-6-2 steam locomotive Nr. 506 (Henschel Locomotive Works 23995 / 1938)
Nflickr de Historical Railway Images aparece ainda aqui uma locomotiva Henschel dos CFM na linha de Nacala de número 812 e fotografada em Nampula e que era uma "4-4-2". Parece-me que os números do género "4-4-2" e "2-6-2" que aparecem nas legendas das fotos dos sites especializados devem indicar os eixos motrizes e não motrizes das locomotivas mas ...
Finalmente mais um anúncio mais antigo que o de cima da firma Carlos Empis e com informação adicional sobre a fábrica de locomotivas que representava para Portugal: 

ANÚNCIO 2
Anúncio na Gazeta dos Caminho de Ferro de Portugal de 1926.
Mencionava fabrico de tipos especiais para as Colónias.
Aqui uma história interessante duma pequena locomotiva Henschel que esteve em Moçambique a ser usada pela Sena Sugar Estates na fabrica do Luabo.
Ver aqui folheto publicitário desenvolvido da fábrica Henschel nos anos 50.

Comentários