Porto de LM em funcionamento - fotos muito antigas

A primeira foto deste artigo deve ser a mais antiga e falava ainda de "Delagoa Bay", nome britânico que desagradava aos portugueses e que depois impuseram a sua queda em desuso e a afirmação da denominação Lourenço Marques (LM):


FOTO 1
Ponte-cais Gorjão vista para noroeste a partir do estuário
Esta foto deve mostrar grande parte do comprimento do cais existente em LM, actual Maputo que pelos 3 ou 4 navios acostados devia ser de uns 500 metros. Estaríamos então cerca de 1905 e a ponte-cais era ainda totalmente estacada em madeira. Presumo que a construção incompleta à direita junto ao cais fosse os "armazéns especiais", olhando para as aberturas que seriam as que se se viam aqui na parte mais elevada quando eles estavam já completamente construídos e em funcionamento. Estes armazéns ficavam centrados na direcção da Rua da Mesquita pelo que o cais daí para jusante do estuário = leste = direita da foto não deveria estar ainda edificado.
A seguir mostraremos presumo que três fotos da grande colecção de Spanos & Tsitsias cobrindo o estuário, o cais e as instalações portuárias cerca de 1910. Estas reproduções são de má qualidade estando os originais à venda aqui (FOTO 2) e aqui (FOTO 4) no picclicks do e-bay:


FOTO 2
 Partida do vapor África de Lourenço Marques
Suponho que para o fundo da FOTO 1 estava a margem sul do estuário do Espírito Santo, actual de Maputo pelo que o navio estava de facto a largar do porto e a navegar para a baía e depois o alto-mar. 
Conhecemos esse vapor português África daqui em foto dele atracado em frente aos armazéns especiais. A foto seguinte mostra um navio também atracado nessa zona central, com esses armazéns visíveis à esquerda:  

FOTO 3
Lourenço Marques - ponte-cais Gorjão (vista para o lado nascente)
A foto seguinte tirada sobre as águas mostra ao fundo a margem norte do estuário onde a povoação de Lourenço Marques tinha nascido.

FOTO 4
Lourenço Marques - a baía (de facto no estuário junto à sua margem sul)
Ao centro da FOTO 4 e no limite de terra destingue-se o Capitania Buildings, edifício que já existia em 1905 pelo que a foto não pode ser anterior. A ponte-cais seguia dessa direcção para a esquerda = montante do estuário = poente mas é difícil vê-la na foto.
Por fim uma foto do Museu de Mersea Island em Essex na Grã Bretanha sobre um navio de extinção de incêndio e desinfecção fornecido para o porto de LM em 1904 para o qual não encontro mais referências em texto ou fotos, por isso aqui incluido "à condição".


FOTO 5
Navio auxiliar do porto Clayton
Pela legenda da foto terá sido construido pelos estaleiros de Wivenhoe para a firma Clayton que presumo tivesse um contracto com o porto de LM. Questão número um é se em LM se continuou a chamar Clayton ou se passou a ter nome mais luso. Questão número dois é de que tipo seria esse contracto do porto com a firma Clayton, seria para o fornecimento do serviço / operação do navio ou seria para a compra do navio sendo a Clayton o intermediário que agregaria diversos equipamentos para o fornecimento final.

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