A primeira foto deste artigo deve ser a mais antiga e falava ainda de "Delagoa Bay", nome britânico que desagradava aos portugueses e que depois impuseram a sua queda em desuso e a afirmação da denominação Lourenço Marques (LM):
FOTO 1
Ponte-cais Gorjão vista para noroeste a partir do estuário |
A seguir mostraremos presumo que três fotos da grande colecção de Spanos & Tsitsias cobrindo o estuário, o cais e as instalações portuárias cerca de 1910. Estas reproduções são de má qualidade estando os originais à venda aqui (FOTO 2) e aqui (FOTO 4) no picclicks do e-bay:
FOTO 2
Partida do vapor África de Lourenço Marques |
Conhecemos esse vapor português África daqui em foto dele atracado em frente aos armazéns especiais. A foto seguinte mostra um navio também atracado nessa zona central, com esses armazéns visíveis à esquerda:
FOTO 3
Lourenço Marques - ponte-cais Gorjão (vista para o lado nascente) |
A foto seguinte tirada sobre as águas mostra ao fundo a margem norte do estuário onde a povoação de Lourenço Marques tinha nascido.
FOTO 4
Lourenço Marques - a baía (de facto no estuário junto à sua margem sul) |
Por fim uma foto do Museu de Mersea Island em Essex na Grã Bretanha sobre um navio de extinção de incêndio e desinfecção fornecido para o porto de LM em 1904 para o qual não encontro mais referências em texto ou fotos, por isso aqui incluido "à condição".
FOTO 5
Navio auxiliar do porto Clayton |
Pela legenda da foto terá sido construido pelos estaleiros de Wivenhoe para a firma Clayton que presumo tivesse um contracto com o porto de LM. Questão número um é se em LM se continuou a chamar Clayton ou se passou a ter nome mais luso. Questão número dois é de que tipo seria esse contracto do porto com a firma Clayton, seria para o fornecimento do serviço / operação do navio ou seria para a compra do navio sendo a Clayton o intermediário que agregaria diversos equipamentos para o fornecimento final.
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