Duas casas em Lourenço Marques entre cerca de 1880 e 1887 na Campbell Collections

Continuo com fotos da Universidade do KwaZulu-Natal - Campbell Collections de Delagoa Bay (DB) / Lourenço Marques, actual Maputo e que devem incluir as mais antigas que se conhecem da cidade.
As que aqui veremos mostram duas casas mas as imagens e as legendas originais dão informação mínima sobre os locais. Certamente que tinham sido construídas fora do burgo dessa altura pelo que estariam na encosta ou planalto para norte do pântano, o qual estaria ainda em processo de drenagem e aterro. Mas não se consegue ver quase nada da área circundante salvo que parecia ser de mato mais ou menos rasteiro com alguns arbustos. Comparando-se com a foto da Rainha da Maxaquene, a sua zona parecia ter melhor vegetação do que as destas casas mas suponho que os seus lugares não fossem muito distantes. 
Temos foto única de uma das casas a qual está directamente assente no solo e em terreno com declive para a direita:

FOTO 1
Legenda original: I Decoster's house (sem data convincente)

O site não tem a data para a foto de cima. O "I Decoster" fez-me suspeitar que fosse dum português chamado "I da Costa" mas aparece aqui uma concessão na Catembe de alguém com esse apelido mas inicial no nome "J" e não "I".
A segunda casa está assente em colunas e parece ter as paredes em chapa. 

FOTO 2
Legenda original: some Delagoa Bay residents (1887)

Parece-me que estas pessoas não são as mesmas que estavam na casa cima, aqui os que estão de pé à direita parecem-me ingleses, os outros eram provávelmente portugueses.
A foto seguinte é da mesma casa de cima mas foi tirada recuando-se no caminho de entrada. Vê-se que o dia parecia estar frio pois os senhores e jovens africanos estão ou agasalhados ou a precisar disso. Os senhores europeus com belas fatiotas são os mesmos da foto de cima mas faltam dois deles.

FOTO 3
Legenda original: County House DB (1887)

As duas casas (a da FOTO 1 e a das FOTOS 2 e 3) tinham varanda cuja cobertura vinha directamente do telhado mas na primeira a varanda rodeava a casa pelo menos por três lados enquanto que na segunda parece ser só à frente. O desenho de ambas era sem arrebiques (do árabe ar-rabik, misturas!) e a construção da primeira parecia ter sido um tanto desleixada.

Comentários