Firmas antigas com reclames (26) - néons na Baixa, vistos do lado poente da Av. da República (mais)

Continuo aqui este artigo sobre néons e edifícios na Baixa, vistos do lado poente da Av. da República de Lourenço Marques, actual 25 de Setembro de Maputo. Estava aí nessa altura o coração comercial da cidade, nessa avenida entre as Avs. Manuel de Arriaga a poente = oeste, actual Marx, e a Rua da Imprensa na esquina do Hotel Tivoli. este deve ter sido o último a ser instalado nessa secção da avenida mas não sei em que data pois o HPIP estima-lhe um vago "entre 1950 e 1965"
Na FOTO 1 à direita, na esquina a sudeste do cruzamento das actuals Avs. 25 de Setembro e Samora está o prédio Santos Gil, o do Café Continental que instalado na esquina e no seu rés do chão.

FOTO 1
Na Av. da República, actual 25 de Setembro perto do cruzamento
com a Av. D. Luis, actual Samora 
Agora uma foto onde se vê o reclame da Foto Coimbra que estava no topo a leste do prédio Santos Gil na FOTO 1 mas que não estava nas FOTOS 4 e 5 (na FOTO 3 parece que estava também mas não se vê bem).

FOTO 2
"Cacofonia de luzes" com automóveis de matrículas MLM e MLE dos anos 60
Vemos que na esquina do café Continental na FOTO 2 estava uma placa iluminada diferente da da FOTO 1 que era arredondada. Isso deverá poder distinguir a data destas duas fotos mas ...
Recuando um pouco para oeste = poente em relação ao local de onde as FOTOS 1 e 2 foram tiradas, temos uma foto que já conhecemos e que mostra traços dos faróis dos automóveis, de trás e da frente, a aparecerem embora seja ainda pôr do sol. 

FOTO 3
Vista da antiga Av. da República, actual 25 de Setembro, para nascente = leste
Ao centro da FOTO 3 no prédio Santos Gil estão os reclames dos cigarros FN e da Coca Cola que lá estiveram muito tempo e aparecem também na FOTO 4. Provávelmente estariam também nas FOTOS 1 e 2 se elas abrangessem a parte superior do prédio. Viam-se esses dois reclames também muito bem ao centro direita da parte superior das FOTOS 3 e 4 do primeiro artigo sobre néons na Av. Samora.
Na FOTO 3 está uma carrinha station Peugeot estacionada em espinha à esquerda e na praça de táxis colocada ao centro da avenida está um Mercedes com a matrícula MLE. Vê-se para a direita o stand das rifas, motivo porque esta FOTO 3 tinha sido mostrada nesse artigo.  
A FOTO 4 seguinte foi tirada subindo para um dos andares do "prédio dos beirais" que fica do lado norte da antiga Av. da República. Ela é anterior à FOTO 3 de cima porque não estavam ainda colocados no prédio Santos Gil o reclame vertical da Laurentina que se vê bem nas FOTOS 1 a 3 e o da Foto Coimbra que se vê bem pelo menos nas FOTOS 1 e 2.
FOTO 4 (duas versões mais ou menos saturadas)
Vista para nascente = leste da Av. da República,com o lado mais a 
nascente = leste da Casa Coimbra à direita
Vê-se na FOTO 4 depois do prédio Santos Gil para trás = leste = nascente e já no quarteirão seguinte o prédio do "department store" John Orr iluminado a verde, vermelho e amarelo. Na FOTO 2 que deve ser posterior a esta FOTO 4 aparentemente essa iluminação de pendor nacionalista tinha desaparecido e tinham aparecido as letras JOHN ORR no terraço.
Na última foto vemos o Prédio Santos Gil em primeiro plano à direita e para o fundo estão os prédios do John Orrs, da Nauticus e do Hotel Tivoli por isso a foto não será de data muito diferente das outras. Todavia no prédio Santos Gil havia só o reclame de A MUNDIAL que depois se pode seguir nas outras fotos mais recentes pelo que a FOTO 5 é a mais antiga destas todas (o reclame dos SEGUROS NAUTICOS não sei se se manteve também).

FOTO 5
Vista mais antiga do cruzamento em posição e perspectiva semelhante à da FOTO 2
No poste ao centro da avenida está uma tabuleta sinalizando ser praça de TAXIS mas não sei se esse automóvel MERCEDES 180 D o seria pois mais tarde as cores de táxis eram verde e preto como se vê na FOTO 2. Pelo aspecto dos automóveis suponho que esta foto seja do final dos anos 50 ou início dos 60 pelo que estas fotos mostrariam a evolução da avenida entre o prédio Santos Gil e o do Tivoli durante cerca de 10 anos e que no período coberto por estas fotos básicamente se resumiu à instalação dos néons,

Comentários