Dando continuidade mais directamente a este artigo e mais geralmente a esta série, volto ao Palácio da Rádio construido pelo Rádio Clube de Moçambique (RCM) na cidade de Lourenço Marques e que é actualmente a sede da Rádio Moçambique em Maputo.
Lembro que na série de artigos do HoM seguindo o que foi publicado no blog Ramblin' Randy estão incluídos cinco com imagens únicas do interior do edifício.
Aqui mostrarei o exterior do edifício ao longo do tempo, começando por uma imagem de postal onde ele aparece do centro para o lado direito da foto:
FOTO 1
Rua da Rádio passando em baixo frente ao edifício do RCM de côr acastanhada |
Agora uma foto que será da mesma época que a FOTO 1 e provém do Arquivo da Torre do Tombo em Portugal (digitarc):
FOTO 2
Palácio da Rádio formado por vários volumes e com brise soleils na fachada principal |
As FOTOS 1 e 2 foram tiradas para noroeste a partir do prédio Tonelli. Nelas o Palácio da Rádio está rodeado pelo palácio das Associações Económicas do lado oeste = poente e pela central automática dos CTT do lado leste = nascente. As fotos devem ser do final dos anos 50 ou do início dos 60 aparecendo nelas a central geradora em funcionamento pois saía "fumo" da torre de arrefecimento que aparece abaixo do canto superior direito.
A foto seguinte (transladada para aqui) dá uma panorâmica da zona central da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo, nos anos 50:
FOTO 3
Amarelo: Rádio Clube na Rua da Rádio
Castanho: sobre a Central Automática fazendo esquina
Azul: antiga Escola Distrital
Vermelho: sede do Clube de Ténis no jardim botânico
Roxo: depósito de água elevado perto do canto a nordeste do jardim botânico
Verde: Av. Augusto de Castilho, actual Lenine
|
Pode dizer-se que a FOTO 3 é anterior às FOTOS 1 e 2 pois nela ainda não aparece à esquerda do Palácio da Rádio (de quem vê = poente = oeste) nem o palácio das Associações Económicas que acabou por lhe ficar encostado desse lado nem o edifício do Jornal Diário que a partir da sua extremidade a oeste foi ocupar o espaço até à esquina seguinte, ficando esse aí com vista directa para a frente da catedral católica de 1944.
Agora uma vista recente mais ou menos na mesma direcção da FOTO 3, com parte do jardim botânico em primeiro plano à esquerda. Este foi implantado no início da encosta da Maxaquene que sobe da Baixa para a parte alta da cidade ao fundo:
FOTO 4
Amarelo: antigo Rádio Clube na Rua da Rádio Verde: Av. Augusto de Castilho, actual Lenine, subindo da Baixa para a alta |
Sobre o começo do RCM e suas primeiras realizações, coloco a seguir um artigo publicado na revista O Ilustrado em 1933. A inauguração oficial da estação transmissora foi em 18 de Março de 1933 por isso o início das emissões terá sido por volta dessa data. Se bem me lembro do que li inicialmente o estúdio e os emissores eram na Rua Araújo, actual de Bagamoio pelo que a mudança da sede e instalações de produção para o Palácio da Rádio que vimos em cima aconteceu quase 20 anos depois.
ARTIGO (clique para aumentar um pouco)
Primeiros passos do Grémio dos Radiófilos, antecessor do RCM. |
Comentários