Fotos da DRISA de LM - actual Rua da Mesquita nos primeiros anos e prédio do Spanos

Continuo com fotos do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa). Esta foi tirada na Baixa da cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e como disse antes presumo que fizesse parte do arquivo dos Caminhos de Ferro da África do Sul para inserir em publicidade relativa à utilisação do seu meio de transporte para as visitas a Moçambique. A sua data não foi divulgada.

FOTO 1 (clique para aumentar)
Na antiga Rua Salazar, actual da Mesquita a olhar para norte, 
onde ao fundo cruzava a Av. da República, actual 25 de Setembro

Falámos desta rua por exemplo aqui com fotos em que era vista maioritáriamente do mesmo lado e aqui em que nas FOTOS 1 e 4 era vista do lado contrário. 
Na FOTO 1 estávamos perto do seu cruzamento com a Rua Consiglieri Pedroso e na esquina à direita mais próxima tinhamos, como se pode ver na tabuleta na parede, a Alfaiataria Popular dum certo Fernandes e que presumo fosse a firma seguinte incluída na lista de LM de 1908:
Alfaiataria de J.M.Fernandes que teria as portas do lado de lá da esquina,
na Rua D. Luis, depois Consiglieri Pedroso (onde depois foi a Casa Marlin)
Na esquina para norte dessa estava o prédio da Farmácia Internacional que tinhamos visto neste artigo e que como vimos neste recentemente "cresceu" ocupando o passeio para o lado da esquina até alinhar com o prédio seguinte. Esse existe ainda e vai até à esquina da Rua da Gávea e pode-se vê-lo na FOTO 5 deste artigo e parcialmente no artigo das rachasem ambas pintado de amarelo limão. 
Continuando desse lado à direita da foto = do leste geográfico, a seguir à Rua da Gávea aparecia um prédio de dois pisos e varanda alpendrada sobre o passeio que foi demolido para a ampliação da mesquita que ocorreu cerca do ano 2000 e a seguir estava a mesquita original que se via neste artigo. O estado desse lado do quarteirão nos anos 60 aparecia neste artigo e esse prédio na esquina tinha sido bastante modificado pelo menos exteriormente. Como se via aqui era o da loja com néon NOVIDADES e ia daí para a direita = sul até à esquina com a Rua da Gávea. Tinha nessa altura recebido colunas e varanda de betão armado em vez da metálica que devia ter ao tempo da FOTO 1 
À esquerda da foto e com a cobertura sobre o passeio mas suportada por só duas colunas perto da esquina, temos na FOTO 1 o prédio que foi do Hotel Savoy / Octávio R. Lobo e que existe ainda mas modificado. Podemos vê-lo ainda em tempos antigos, confirmando esse pormenor das colunas, na foto seguinte em que na sua varanda virada a sul aparecia a tabuleta de HANSA BIER HALL que já tinhamos visto nesta foto deste artigo
Temos então a seguir uma foto tirada em posição um pouco mais recuada na rua, mais para o lado do porto e do estuário e perto da esquina com a Rua Araújo de que falámos aqui, do que a FOTO 1 mas vendo-se ainda a zona do mesmo cruzamento. 


FOTO 2 (clique para aumentar)
Laranja: esquina a sudeste do Hotel Savoy depois Octávio R. Lobo
Roxo: prédio de dois pisos de ângulo cortado na esquina a noroeste 
do cruzamento das duas ruas seguintes:
Verde: actual Rua da Mesquita aqui com o norte = alta da cidade para o fundo
Amarelo: Rua de D. Luis, depois Consiglieri Pedroso perpendicular à anterior
Castanho escuro: fachada a leste do prédio do Martha da Cruz
Azul escuro: mercado municipal, antigo Vasco da Gama na Av. D. Carlos, 
depois da República, actual 25 de Setembro
Nem na FOTO 1 nem na 2 existia na esquina a noroeste desse cruzamento o prédio da Casa Spanos que a partir de 1929 tinha passado a ter um só piso e o desenho actual. Esse prédio pode ser também lembrado aqui em foto de há uns bons anos (tanto que o prédio do Hotel Savoy "laranja" mantinha ainda a varanda alpendrada metálica original). Podemos daí concluir que estas FOTOS 1 e 2 serão anteriores a 1929, o que para a FOTO 1 me surpreende um tanto devido à sua qualidade  mas por exemplo via-se nela um senhor com um riquexó e a linha do eléctrico na Rua Consiglieri Pedroso e notava-se ausência de automóveis pelo que também não podia ser foto muito mais recente.
Vamos então tentar perceber o que se passou numa das esquinas da rua até esse ano e depois.


MONTAGEM
Roxo: edifício(s) na esquina do cruzamento das duas ruas seguintes:
Verde: rua na direcção sul - norte e sucessivamente chamada D. Pedro, 
Azevedo Coutinho, Francisco Ferrer, Salazar e actualmente da Mesquita
Amarelo: Rua de D. Luis, depois Consiglieri Pedroso perpendicular à anterior
Parece-me então que à esquerda da MONTAGEM (FOTO 1) seria a situação mais antiga nessa esquina pelo que a essa foto seria a mais antiga destas três. Ao centro da MONTAGEM esse prédio estava a ser demolido, não sabemos se parcial (pelo menos o primeiro andar tinha sido abatido) ou inteiramente, e estavamos assim a meio caminho para a situação de 1952, que é ainda a actual, da foto da direita da montagem. 
Para se ter passado da FOTO 1 à de 1952 vejo duas hipóteses: 
i. que as paredes que restavam de pé tenham sido demolidas e que a reconstrução posterior tenha sido total; 
ii. que se tenham mantido algumas paredes da FOTO 1 e que tinham sido do prédio ao tempo da FOTO 2 e que se tenha erguido como se fosse novo o resto que se vê na foto de 1952.
Sobre estas duas hipóteses acho que só a partir destas fotos é difícil dizer o que aconteceu. Acho também estranho que se tenha reduzido o número de pisos do prédio enquanto se mantinha a configuração básica do seu primeiro piso pois a porta ao centro da esquina cortada e placa sobre o passeio que se viam na FOTO 1 continuaram. A redução de um piso teria sido contra a tendência normal mas ...
No artigo seguinte falarei sobre os nomes antigos da actual Rua da Mesquita e a quem eles tinham homenageado.

Comentários