Foto no Fotold de Lourenço Marques, actual Maputo: carro e local

O site fotold.com tem muitas fotos para venda sobre Portugal e Ultramar normalmente relacionadas com carros  e outros meios mecânicos. A da a indicada para a seguinte é 1955 e tem dois motivos de interesse, o modelo de carro que é identificado e o local que não o é:

FOTO 1
Nash Rambler de cinco portas (ver o R nas tampas das jantes
 e na do tanque da gasolina) numa avenida larga de 4 faixas de circulação

Eu desconhecia a marca americana Nash mas fico a saber que era independente das "big three" e que em 1954 se juntou à Hudson para formar a American Motors Company (AMC). O artigo na wikipedia diz que a sua estratégia para o modelo Rambler foi ser mais pequeno e económico que os tradicionais e parece que teve sucesso comercial. 
Podemos ver fotos dum carro desse modelo como se pode ver pelas letras Custom Rambler na carroceria nos dois casos. 

FOTOS 2
Nash Custom Rambler de 1955

Este carro esteve à venda aqui e daí fica-se com a ideia que era o modelo de 1955 em diante. Isso porque como se pode ver até ao modelo de 1954 (e desde o de 1950) os Nash Rambler tinham as rodas da frente tapadas pela carroceria o que não é o caso do da FOTO 1, para além doutras diferenças. Os modelos dos carros dum determinado ano saem sempre para o fim do ano anterior, por isso este de 1955 terá saído para o fim de 1954. É assim possível que a FOTO 1 seja de 1955 mas pode ser que o Fotold se refira ao modelo do carro ou da foto, mas nesse caso a foto também não será de muito depois.
Diferença do carro da FOTO 2 em relação ao da FOTO 1 era a pintura separada em duas cores o que implicou a colocação dum friso lateral cromado a meio da altura das portas, mas tudo o resto parece igual.
Mais esclarecido está o caso da viatura, passamos então para o do local da FOTO 1. Os ciprestes e o muro branco ao fundo apontam logo para a vizinhança dum cemitério e a estrutura da rua para que ele fosse o da cidade, isto é o de S. Francisco Xavier.
A única foto aérea que me lembro mostra esse cemitério razoávelmente por esses tempos, provávelmente também 1955, é a seguinte de Lu Shih Tung: 

FOTO 3
Laranja claro: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Castanho claro: Av. Luciano Cordeiro, actual Luthuli
Azul: Av. Manuel de Arriaga, actual Marx
Cruz amarela: capela do cemitério, vê-la também aqui
Vermelho: esquina do futuro prédio da Ronil
Roxo: esquina do antigo Hotel Universo
Branco: muro para a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx 
que a meio tinha a entrada para a capela e o cemitério
Preto: muro para a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane que não tinha entrada

Marquei três circulos na Av. Pinheiro Chagas para mostrar que nesses tempos e nessa zona ela era ainda como é agora a Av. 24 de Julho, com um grande separador central arborizado e duas faixas de circulação cada lado. Como a avenida da FOTO 1 tem essa configuração, a foto podia então ter sido lá tirada mas se olharmos para o muro que está actualmente desse lado do cemitério cristão (aqui à esquerda) e presumo que ele seja ainda o antigo, esse muro não é liso como era o da  FOTO 1. 
As duas outras avenidas em torno do cemitério cristão eram mais estreitas do que se via na FOTO 1 mas a actual Av. Marx tinha essa configuração. Presumo assim que a FOTO 1 tenha sido tirada nela algures mas de ponto onde não se visse a porta de entrada para a capela. Em termos das linhas azuis o carro estaria mais para cima das duas na FOTO 3, que dizer do lado nascente = leste dessa avenida.
Note-se que ao tempo da FOTO 3 e presumo então que da FOTO 1 também não havia ainda os grandes prédios que foram aí construídos, o das Viuvas da Polícia de 1967 e o do número 6 aqui que será mais ou menos da mesma época do anterior para a direita da Rua de Quionga ainda não existia o prédio das mobílias mas na esquina com a actual Av. Mondlane estava o da antiga vidraria que recentemente foi demolido (zona actualmente assim).

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