Mais fotos do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa), estas relacionadas com um dos pontos altos do turismo em Lourenço Marques, actual Maputo.
Na primeira vê-se uma foto de 1921 com o Pavilhão de Chá (PdC) em fase adiantada da construção:
FOTO 1
Pavilhão de Chá ao centro perto da conclusão |
À esquerda da foto, ou seja do lado sul, estão as barracas em lona para troca de roupa sob uma plataforma e à direita do Pavilhão de Chá vê-se a primeira rampa do Caracol que sobe depois pela barreira da Polana.
Na foto seguinte já conhecida podemos ver o Pavilhão de Chá já concluído
FOTO 2
Escadaria central de acesso ao piso principal finalizada e andaimaes do lado sul retirados |
Saltamos talvez uns 20 anos para a frente e para o ano de 1945. No Pavilhão de Chá as alterações teriam sido mínimas mas na praia em frente teria sido colocada uma muralha em pedra, a que que se via aqui na primeira foto. Essa muralha continuava a que tinha sido feita na margem da praia a norte do PdC em conjunto com a construçâo dum passeio marítimo.
Na foto de cima e antes do PdC vê-se entre o passeio e a estrada marginal uma palhota redonda que aparece também aqui por exemplo.
Segue-se um postal já conhecido:
Segue-se um postal já conhecido:
FOTO 4
PdC ao longe à esquerda junto à barreira da Polana |
A FOTO 4 foi tirada do recinto do Clube Naval cujo edifício se via na FOTO 3 ao fundo à esquerda.
Agora foto do interior do PdC (Pavilhão da Praia) onde até ao final dos anos 60 funcionava o Restaurante Bar Oceânia e tirada durante uma festa de Carnaval:
FOTO 5 (do FB de Leonor Rato)
Marizé era a jovem artista ao centro que foi depois conhecida por Alexandra |
Por fim voltamos às imagens da DRISA com dois cartazes publicitários em estilo art-deco de LM já um tanto deslavados:
CARTAZES (coloração dos originais no site)
à esquerda, de 1931: férias numa atmosfera continental à direita, de 1934: salto da prancha frente ao PdC com a escadaria central e a barreira da Polana por trás. |
A prancha do cartaz da direita fazia parte da estrutura em betão armado que aparece na FOTO 4 para a direita = leste do PdC e a uns 50 metros da praia e que ficava dentro duma rede de protecção a tubarões e a que se chamava o Recinto de Banhos. Falamos dessa instalação por exemplo aqui onde dissemos que anteriormente a ela deveria ter aí existido uma torre de saltos mas em madeira.
Comentários