Postal de 1909 que nos leva a conhecer o botânico Otis W Barrett

Embora não esteja no âmbito estrito do HoM, coloco aqui um assunto a que o acaso primeiro e depois a curiosidade me levou e que é interessante para o "puzzle" do conhecimento e poderá ser até importante para quem se especialize nesse campo.
No site delcampe.net apareceu recentemente colocado em leilão por philarena um postal de correio enviado de Lourenco Marques (LM), Moçambique para Génova, Itália em 1909. Reproduzo aqui com a devida vénia as suas duas faces digitalizadas:

POSTAL, FACE
Enviado do Correio Central de LM a Prof. M. Sappia em Itália a 9.10.1909
POSTAL, VERSO
Assinado por O.W. Barrett em LM a 9 de Outubro de 1909

O.W. Barrett pergunta ao Prof. M. Sappia se ele recebeu uns "stamps" enviados em Julho. Presumívelmente O.W. Barrett recearia que o correio de volta se tivesse perdido num acidente navalrecente. Não encontro nada sobre esse M. Sappia de Genova e o nome é até um pouco estranho dado que sappia em italiano quer dizer "sabedoria".
Podia-se tentar saber a que acidente naval O.W. Barrett se referia no postal mas a pista mais rápida e interessante é saber quem ele era. O google fácilmente leva-nos a algumas informações sobre a sua presença em Moçambique, pelo menos uma sendo do período desse postal (outras aqui) .

GOOGLE BOOKS 1
Barrett apresentava sementes duma planta da borracha nativa de Moçambique
GOOGLE BOOKS 2
Barrett reportava num Boletim Agrícola em Moçambique em 1910

Fica-se daqui a saber que O.W. Barrett estaria ligado à botânica / agricultura / silvicultura e daí, "achismo do HoM", os "stamps" que ele mencionava no postal não seriam "selos de filatelia" mas "estampas" isto é desenhos científicos de plantas. 
O.W. Barrett publicou vários livros nesse campo e relacionados com várias "geografias do sul" como podemos descobrir no google: Coconut Culture (aqui) anterior a 1911 e com imagem aqui, The Yautias, Or Taniers, Of Puerto Rico de 1905 com imagem aqui e foi co-autor de Promising Root Crops for The South de 1910 (aqui e aqui) e de que podemos ver imagens por exemplo aqui  Algumas desta obras parecem ser anteriores e outras posteriores à sua estada em Moçambique ao tempo da qual ele teria cerca de 37 - 38 anos de idade dado que tinha nascido em 1872. 
A seguir podemos ver imagens dum seu livro publicado em 1928 e por isso bastante posterior à sua estada em Moçambique mas também sobre colheitas tropicais, tema em que se deve ter especializado:
O.W. Barrett (Bachelor of Science) estava no departamento de agricultura 
em Porto Rico onde já tinha trabalhado em 1905

Podemos também saber um pouco mais sobre a presença de Otis Warren (daí as iniciais O.W.) Barrett em Moçambique dado que ele tirou várias fotos em muitos lugares do território e que podemos encontrar no site granger da National Geographic (outras aqui). Muitas dessas fotos tem à priori foco etnográfico mas vendo bem muitas são também muito relacionadas com a agricultura como é o caso da seguinte que apresento com a legenda original:
LIMPOPO RIVER, MOZAMBIQUE. Tribesmen and women
 bring maize to the Limpopo River for export.

Outra foto de Barrett do vale do Rio Limpopo com agricultores europeus "arejando" as sementes de mafurra:
LIMPOPO RIVER, CHAI-CHAI. Farmers winnow mafurra seeds for export. 

Otis W. Barrett faleceu em 1950 com 78 anos de idade e podemos ver a sua campa no site find a grave onde se diz também que era norte-americano do estado do Vermont. 
Otis W Barrett (1872 - 1950), Doctor Of Science (Professor Doutor)

A notícia da sua morte foi publicada no New York Times com título: "OTIS W. BARRETT, BOTANIST, 78, DIES; Plant Introducer for the U.S. Agriculture Department Had Helped Fight on Diseases" e início do texto "CLARENDON, Vt., Oct. 10 - Otis Warren Barrett, a well-known agriculturist, entomologist (tem a ver com insectos) and botanist, died here Friday at the home of his brother, Percy. His age was 78."
Otis W. Barrett esteve também no Panamá e nas Filipinas pelo que foi um grande viajante. Noto que a sua presença em Moçambique antecedeu em cerca de 10 anos a do também conceituado botânico americano (mas essa de passagem) Homer Shantz de que falámos por exemplo aqui
Resumindo, encontrei por acaso um postal que acabou por ser uma pista para se conhecer e sem grande esforço o básico sobre uma pessoa que pelo menos esteve em Moçambique alguns meses e que contribuiu para o conhecimento científico da sua flora. A partir daqui os senhores especialistas certamente teriam muito para explorar.
Lista "completa" das publicações de O. W. Barrett aqui:

Comentários