Foto da Colecção Campbell com principais residentes de Moçambique

Mostro aqui uma foto reproduzida de original da Universidade de KwaZulu-Natal fazendo parte da Colecção CampbellFoi tirada ou recolhida por Thomas Cassidy que era quadro dirigente da companhia do cabo submarino Eastern Telegraph (ET) em Moçambique.


FOTO 1
Legenda original: Group photograph of the principal residents Mozambique (1887)
Vemos então em cima os principais residentes em Moçambique e com data de 1887 segundo o site. Como avaliei neste artigo as fotos atribuídas a Cassidy serão grosso modo de entre 1879 e no máximo 1887 e por isso essa data está dentro (mas no extremo superior) desse limite. 
Podemos tentar verificar adicionalmente essa data porque na parede e em posição de destaque está a moldura com a foto seguinte que seria de esperar fosse do Rei de Portugal na altura:  

FOTO 1 pormenor
Confirmaremos que era o Rei de Portugal
A foto seguinte do FB Obras de Pereira de Lima mostra que se tratava de facto do Rei D. Luis I de Portugal, aparecendo aí com outro traje de gala:

FOTO 2
Retrato de D. Luis, óleo de António Ramalho (1888)
Podemos ainda ver melhor o rei D. Luis na foto seguinte tirada só três anos antes do restrato de cima. Nesta foto ele estava parecido com a imagem na FOTO 2 mas parecia mais jovem e elegante do que na FOTO 1:

FOTO 3
D. Luís I fotografado por Augusto Bobone em 1885
Segundo a wikipedia D. Luis faleceu em Outubro de 1889 e foi logo sucedido pelo seu filho D. Carlos. Por isso a FOTO 1 tinha de ser anterior a essa data (com o telégrafo entre Lisboa e Moçambique as informações cruciais do Reino chegavam quase instantâneamente), o que se coaduna também com a data no site ser de 1887 e a avaliação de que este conjunto das fotos foi tirado no máximo até esse ano.
Voltanto aos principais residentes em Moçambique da FOTO 1, segundo a lista na wikipedia em 1887 o Governador-Geral era Augusto de Castilho que já vimos aqui e podemos ver em baixo ainda mais idoso: 


FOTO 4
Augusto de Castilho em 1911
Não consigo identificar Augusto de Castilho na FOTO 1 de 1887 mesmo tendo em conta que ele seria aí uns vinte e quatro anos mais novo que na FOTO 4.
Também não consigo lá reconhecer outros senhores embora alguns me pareçam "vagamente familiares". Pus a hipótese do mais alto ao centro de pé na segunda fila ser o General Machado que por esses tempos era o chefe das Obras Públicas no Distrito de LM (agora seria Província de Maputo) ou mesmo da colónia de Moçambique mas ele tinha mais cabelo. 
Quando ao local da FOTO 1, em 1887 a capital do território estava na Ilha de Moçambique que normalmente era referida só como Moçambique. Por isso em princípio a FOTO 1, para mais com os principais residentes, terá sido lá tirada, para além de que como a ET tinha uma estação de cabo submarino na ilha ela devia ser ponto de presença frequente para Thomas Cassidy. Mas por outro lado vê-se que ela foi tirada num local provisório, o que não seria de esperar se fosse na Ilha que tinha vários palácios pelo que esse "principais residentes" podiam-se ter juntado em LM para algum evento relevante.
Lembro que foi nesse ano de 1887 que se inaugurou a linha de caminho de ferro entre as estações de LM e de Incomáti como se via aqui e que foi o desenvolvimento dos transportes no sul de Moçambique, acompanhando o crescimento da economia do Transvaal, que acabou por ditar a passagem do governo de Moçambique da Ilha para LM já no reinado de D. Carlos, oficiosamente a partir de 1895. 

Informação do Boletim do AHM número 2: 
LM elevada de presídio à categoria de vila em 9.12.1876;
Câmara Municipal constituida em 1877;
Vila de LM elevada a cidade em 1887, até aqui no reinado de D. Luis;
Começos de 1895, com Rei D. Carlos - comissário régio Antonio Enes chegou a LM e estabeleceu o aparato administrativo-militar para dirigir de perto a campanha de ocupação militar do Sul de Moçambique;
Circular de 22.11.1898 transferiu o centro político-administrativo da Ilha de Moçambique para Lourenço Marques. A sede do governo e secretaria-geral passava a ser em Lourenço Marques reconhecendo a situação de facto que vinha desde 1895;
Decreto de 23 de Maio de 1907 de reforma administrativa da colónia: oficialmente a capital de Moçambique passa a ser LM, ainda com D. Carlos;
3.2.1976: nome de LM é mudado para Maputo

Comentários