Passamos do local das Oficinas Gerais (OG) antigas dos CFLM/CFM ao lado da estação de Caminhos de Ferro na Baixa de Lourenço Marques (LM), actual Maputo para um local mais a poente do antigo pântano do Maé onde o porto se desenvolvia e para onde esse serviço foi transferido entre 1945 e 1955 pelo menos parciamente..
Conhecemos já as fotos seguintes doutros artigos (deste por exemplo) mas ficaremos a saber um pouco mais do que existia no conjunto de edifícios nessa nova zona, embora muito fique ainda por saber.
FOTO 1
Conjunto de edifícios com as OG modernas, imediatamente para leste do depósito de máquinas moderno |
PLANTAS dos CFM COM FOTO 2
FOTO 1 e mais duas com PLANTA de 1965 das OG modernas
Para além do pavilhão "laranja" que não é identificado na planta, pode ver-se que vários outros desse conjunto também não o são mas presumo que fossem doutras secções das OG ou para actividades relacionadas.
Aparece um pouco dessa zona e edifícios numa foto com uma locomotiva a ser fornecida de água ao lado do depósito de máquinas moderno e mostrando um dos pavilhões das OG (presumo) ao fundo. Nota-se ainda o muro limitando a oeste o recinto das OG, para lá do automóvel azul:
Relativamente ao exterior das instalações portuárias, estas OG modernas ficavam para sul da antiga Praça dos Pioneiros que fica ao fim da Av. 24 de Julho (zona falada aqui).
Aparece um pouco dessa zona e edifícios numa foto com uma locomotiva a ser fornecida de água ao lado do depósito de máquinas moderno e mostrando um dos pavilhões das OG (presumo) ao fundo. Nota-se ainda o muro limitando a oeste o recinto das OG, para lá do automóvel azul:
FOTO 3
Castanho: um dos pavilhões das OG, presumo, virado a oeste Amarelo: parede virada a norte do depósito de máquinas moderno |
Comentários