Vimos no artigo anterior fruta da Outspan sendo exportada do porto de Lourenço Marques, actual Maputo em 1947. Isso dá-nos o ensejo de ver algumas imagens relacionadas com a firma e resumir um pouco da sua história.
Começamos por recordar a sua publicidade nos anos 50 no mercado britânico, invocando já a associação da fruta ao ouro sul-africano:
Começamos por recordar a sua publicidade nos anos 50 no mercado britânico, invocando já a associação da fruta ao ouro sul-africano:
Anúncios a toranjas e laranjas Outspan, fruta dourada da África do Sul |
OUTSPAN em modelo da Corgi Toys de 1970 |
A Outspan esforçando-se para criar novas formas de consumo:
Receita de salada com laranjas e camarões |
Esse era o lado luminoso da história da marca pois no lado sombrio a Outspan foi associada ao regime sul africano de apartheid. Vê-se a seguir vários posters contra a marca nos anos 70:
Apelos ao boicote em França e Reino Unido |
Contra as "Toranjas de sangue" na Holanda e na Bélgica |
Entretanto muita água passou sob as pontes do rio Incomáti entre a África do Sul e Moçambique. Sobre a Outspan na actualidade pode ver-se neste artigo que pertence à firma Capespan, que pelos vistos resulta da sua junção com a também conhecida marca exportadora de fruta sul-africana Cape, também constante dum desses cartazes. Diz-se ai que a Outspan tem mais de 75 anos de vida e que a Cape tem mais de 50 anos. Sendo marcas globais de fruta pode ver-se aqui as regiões onde operam.
Outspan e Cape, marcas associadas |
Comentários