Casa de Educação da Munhuana - segundo edifício - fotos antigas (3/3)

Podemos mostrar agora fotos dos tempos iniciais do segundo edifício da Casa de Educação da Munhuana (CEM) de Lourenço Marques, actual Maputo que foi mostrado aqui e aqui relativamente à sua reabilitação recente. Fica na esquina  entre a e a Rua da Munhuana e a actual Av. Farinha, num grande quarteirão de forma trapezoidal cuja parte mais a leste foi sendo ocupado desde o início do século XX por instituições da igreja católica.

FOTO 1
Foto tirada da Av. Caldas Xavier, actual Ngouabi para o lado de poente.

Nesta FOTO 1, tirada no limite da cidade de cimento junto à antiga Circunvalação, vê à esquerda a Av. João de Deus, actual Farinha a subir da Av. Caldas Xavier para passar na esquina do CEM e seguindo para a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane que ficava a três quarteirões de distância.
A foto seguinte é da mesma zona e penso que nela se vê o edifício da FOTO 1 ao longe pelas traseiras:

FOTO 2
Branco: torre da igreja antiga da Munhuana que ficava para o centro desse quarteirão
Vermelho e verde: respectivamente traseiras dos lados do CEM para a
 Rua da Munhuana e para a Av. João de Deus, actual Farinha

É pelo facto de para o fundo se ver vegetação que dá-me ideia que seria aí o lado dos subúrbios, para norte da circunvalação, e para onde a frente do ediício da FOTO 1 estaria virada. O seu frontespício na esquina não seria visível desta perspectiva (estaria entre as partes marcadas a vermelho e verde) pois se repararmos na FOTO 1 o seu topo fica abaixo da cumeeira do telhado.
Associo assim o campo de futebol que aparece em primeiro plano à direita da FOTO 2 ao local onde está agora a igreja moderna da Munhuana porque pessoas antigas referem-se a isso. Nessa zona e nessa época havia já o dispensário e assim presumo que a FOTO 2 tenha sido tirada do seu volume mais elevado ao centro (ver aqui). Mas na zona próxima da igreja antiga devia aparecer a escola da Munhuana e não a encontro pelo que não consigo por exemplo compreeender na FOTO 2 onde passavam as avenidas em torno desse quarteirão.

Comentários