Mais sobre a ponte na estrada de Goba: localização

Primeiro uma foto que publicada em 1940 no livro do Eng. Galvão "A Engenharia Portuguesa na Moderna Obra de Colonização".   

FOTO 1
Ponte na estrada de Goba para Mbabane na Suazilândia
Podemos constatar que era a mesma "ponte rodoviária sobre o Rio Umbelúzi" e que Santos Rufino relacionava com Goba em 1929 e que tinhamos visto aqui

FOTO 2
Ponte vista da mesma margem que na FOTO 1
Podemos ver um mapa do tempo da colónia de Moçambque, por isso antigo mas de que não sei o ano em que se mostrava à direita a linha férrea vinda de Boane e à esquerda a estrada vinda do norte a única na altura e que sai dum cruzamento na estrada de Boane para a Namaacha (aqui cruzamento de Goba).


MAPA ANTIGO
Linhas castanhas: estradas
Círcunferência castanha: ponte sobre o Rio Umbelúzi, 
entre Goba a leste e a fronteira a oeste
Vermelho: 
Goba Povoação
Linha tracejada preto e branco: via férrea
Círcunferência preta: fim da férrea linha de Goba, não chegava à fronteira
Verde: fronteira entre a Suazilândia a oeste e Moçambique a leste
Roxo: Goba Fronteira, por estrada
Assumo então que a ponte das FOTOS 1 e 2 fosse a marcada no mapa e fizesse parte da  referida estrada que vinha do norte. Essa estrada seguia pela margem esquerda do rio, que se vê à direita do mapa (aqui no google maps) virar quase em ângulo recto para norte e seguir daí até passar junto ao alto onde está Boane.
Como se vê e principalmente na FOTO 2 a estrada a virar à direita logo a seguir ao fundo do vale, comparando com o mapa quereria dizer que a parte da estrada / ponte em primeiro plano nas duas fotos está do lado de Goba, quer dizer na margem direita do rio, mas ...
Na publicação Portugal Missionário de 1928, por isso do tempo da FOTO 2, sobre estradas nas terras de Tembe e Maputo era dito que "as vias de comunicação terrestre são as estradas: 
Bela Vista — Catembe, pela praia;
Bela Vista — Catembe, directa, pelo Kamuzay;
Bela Vista— Catembe, pelas terras do antigo regulo, Mabay;
Bela Vista — Manyóka, passando, além rio, pela povoação comercial de Salamanga e pela séde da antiga Missão de Santo Antonio de Makasane;
Bela Vista — Porto Henrique, passando pela Missão de S. Roque de Matutwini; 
Porto Henrique - Estatwene e Porto Henrique - Umbeluzi; 
Bela Vista a Katwane, seguindo pelas terras do régulo Zantaka e Ndlhabende, até á lagoa Nkwane, que se atravessa em um lanchão, e da lagôa até á séde do posto de Katwane: Posto de Salamanga ao rio Futi, onde existe uma ponte, com taboleiro de madeira, assente em pilares de madeira; 
Posto da Manyóka ao rio Futi, onde se encontra uma ponte, também de madeira, assente em estacas de madeira: 
Posto da Manyóka ao rio Maputo, onde se faz a travessia em um pequeno barco e daqui a Katwane: 
Katwane a Estatwene; 
Estatwene a Goba e Estatwene a Mailana;
Catembe a Porto Henrique e Catembe a Joel. 
Todas estas estradas estão por macadamisar: o seu leito, porem, em boa parte, é de argila, permitindo, assim, facilmente, o transito de automóveis, etc. Em todo o território do Maputo ha, aproximadamente, 500 quilómetros de estrada. 
Podemos ver uma imagem onde estavam ou marquei aproximadamente muitas dessas localidades:


Mapa / imagem da região de Maputo / terra dos Amatongas
Branco: fronteira entre Moçambique e Essuatini / Suazilândia
Outros mapas e coordenadas da região: mapcarta e mindat com muitas localidades.
Mais artigos sobre Goba aqui.

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