Demarcação de fronteira com a ZAR em 1890 - CX de bote e percurso inicial de FA e MS (16)

Vimos no artigo anterior Caldas Xavier (CX) no bote a começar a descer o Limpopo após a conclusão da demarcação de fronteira entre Portugal (Moçambique) e a ZAR  e a carta completa de 1890 com o percurso seguido por ele entre o Pafuri e Chicualacuala.
Sigo ainda o texto escrito pela parte portuguesa dessa comissão, por Freire de Andrade (FA) e Matheus Serrano (MS) (pdf aqui) e as fotos disponibilizadas pelo ACTD. Como disse antes o ACTD tem uma pasta chamada "Reprodução de desenhos sobre expedições" e na reprodução seguinte, como a legenda já o indicia, teremos o bote e equipa de CX de que temos estado a falar e como iremos observar. 

GRAVURA 1

Legenda original: Caldas Xavier - N.Napuri [homens empurrando canoa]

A legenda do ACTD não identifica o ano ou missão de CX que está representada e no relatório da comissão escrito por FA e MS não está mencionado este rio ou variantes. CX também escreveu um relatório mas não o encontrei / li. Também verifiquei na wikipedia se um rio Napuri ou com nome parecido será afluente do Rio Limpopo mas pelo menos dos maiores não é. Todavia penso que os dois barris / estabilizadores no bote (improvisado) e haver uma equipa com CX e dois auxiliares não deixam muita dúvida de que se trata da representação da missão de que vimos falando. Se o que está na gravura aconteceu mesmo, entre outras hipóteses podia ser que a equipa tivesse guardado o bote num braço do rio e estivesse aí a conduzi-lo para o braço principal para prosseguir viagem, etc, etc.
Podemos então rever as duas fotos mostradas no artigo anterior com o bote já em acção, parecendo as duas ser dum mesmo local atendendo à grande semelhança do que existia na(s) margem(ns) oposta(s):

MONTAGEM
Vista no LimpopoBote no Limpopo


Vou assumir que as fotos estão na posição horizontal correcta pois sendo as duas concordantes no sentido de deslocação do bote a probabilidade de erros simultâneos reduz-se.
Assim pode afirmar-se que elas foram tiradas por FA provávelmente da margem esquerda = norte do rio porque o bote está a seguir para a esquerda (para a sua foz no oceano Índico). Vejamos então na carta de JEPPE, que coloquei no canto superior direito da montagem seguinte, o percurso seguido a pé (com as carretas e os auxiliares) por FA e MS do Pafuri a Chicualacuala acompanhando a experiência de CX no bote, de que vimos o percurso nesta carta.

GOOGLE MAPS com inserção da CARTA de JEPPE de 1892 (clique para aumentar)
Vermelho: percurso de FA e MS até Chicualacula
Preto: fronteiras internacionais de Moçambique
Laranja:
 Pafuri (ponto triplo ou tríplice das fronteiras)
Carmesim: Chicualacuala, uns 41 km em linha recta a jusante do Pafuri 
Púrpura: percurso posterior de FA e MS para ir acertar
os cronómetros ao campo 30 e regressar a Chiculacuala
Roxo: percurso de saída definitivo de FA e MS desta região
Azul claro: rio Limpopo
Azul escuro: rio Uanetsi (norte), antes tinha 2 nomes semelhantes e ainda Manitze

Faço aqui notar de novo que actualmente Chicualacuala aparece na margem esquerda do Limpopo (google maps) mas na carta de 1890 estava para norte na margem esquerda do Uanetsi pelo que estaria por aqui.

Na carta de Jeppe vê-se então que FA e MS, sairam do PafurI que estava na margem direita do Limpopo e só passaram para a esquerda mais ou menos a 2/3 do caminho para Chicualacuala e segundo o relatório de FA essa passagem pelo rio foi difícil devido às carretas e animais tendo eles até feito um acampamento no meio do "rio". Por isso, mesmo não tendo que ir com as carretas atrás não é de esperar que alguém tenha passado para a margem esquerda do rio (que se via aqui à direita da confluência) antes disso só para tirar essas fotos de CX no bote (ver NB 1 em baixo). Daí parece-me que as fotos do bote terão sido tiradas já na zona de Chicualacuala, pouco antes de CX e os auxiliares terem partido de vez rumo à foz do Limpopo no Indico. É o que as fotos e a carta de Jeppe mostram mas ...
Outra curiosidade “científica” sobre esta parte da missão ou expedição pós-demarcação vem de observar a parte da tabela que mostra os campos em que FA e MS pararam entre o Pafuri e Chicualacuala. Sem estar a localizar as coordenadas desses campos no mapa (provávelmente as longitudes também não seriam exactas em absoluto mas a relação entre elas deve ser correcta) olhando para os valores da longitude parece-me poder identificar entre que campos foram feitas as três travessias do rio Limpopo que Jeppe representou na carta e que FA descreve no relatório (NB 2 em baixo). A partir daí podemos também ter melhor noção de quantos foram os campos / acampamentos feitos numa e noutra margem, o que não está marcado com pormenor na carta de Jeppe.


TABELA DO RELATÓRIO DA COMISSÃO DE DEMARCAçÃO 
Coordenadas dos campos ou tiradas entre campos
desde o Pafuri até aos da segunda presença em Chicualacuala

Marquei com as setas quando me parece que houve travessias dado terem acontecido variações mais acentuadas na Latitude (eixo oeste – leste) entre campos  Por exemplo a primeira travessia (vermelha) terá sido feita digamos entre 8 e 10 de setembro porque a latitude sobe 11 graus (a passagem da margem direita para a esquerda é um movimento para leste). No relatório (NB 1) FA refere que fizeram um campo numa ilha já no leito do rio que tinha aí 2 km de largura, pelo que presumo que o campo 45 aberto a 11 de setembro tenha já sido na margem esquerda do Limpopo. E mostra a tabela que no mesmo dia 11 de setembro foi aberto o campo 46 em Chicualacuala pelo que o percurso final depois de passar o rio foi rápido. Certo é que a tabela mostra que foram feitos 8 campos até Chicualacuala e que esse percurso (se sairam do Pafuri a 3 de setembro) demorou c. de 9 dias.
Pela tabela vê-se que pelo menos FA e MS terão voltado à margem direita = sul entre 11 e 14 de setembro e passados uns dias, certamente depois de 15 de setembro, regressaram à margem esquerda (não estive a verificar se isto se alinha com as datas no relatório de FA mas não deve andar muito longe). É aí, na zona de Chicualacuala, que estavam os três membros da comissão quando se dá a separação entre CX que segue no bote pelo Limpopo abaixo enquanto FA + MS que seguem juntos, a pé e com as carretas, se dirigem mais para nordeste.

NB 1: passagem para a margem esquerda do Limpopo ente Pafuri e Chicualacuala
Relatório de FA: "Comquanto as povoações se achem ao longo do rio, a pequena distancia o terreno eleva-se em uma pequena serie de collinas e montes, que lhe seguem parallelos até algumas milhas ao sul de Sondolotane, onde avançam até ao rio, de modo que se tornava difficil, senão impossível, a passagem das carretas, não tanto pelo escarpado do terreno, senão pelo denso matagal que o cobre e que exigia muitas semanas de trabalho para se poder abrir qualquer passagem. 
Tratámos portanto de procurar uma passagem para a margem esquerda do Limpopo, muito mais commoda de seguir. Não era fácil, nâo só pelo espesso arvoredo junto do rio, mas ainda pelo escarpado ds margens e largura do leito, todo de uma areia quartzosa, extremamente solta. 
Depois de procurar qual o melhor vau, decidimos passar o rio perto de M'sia ou Enchláa, onde tem 2 kilometros de largura, mas o leito molhado era bem menos largo, formando ali as areias uma pequena ilha. Descarregadas as carretas, foram as cargas transportadas para a ilha, onde se acampou, e em seguida para a margem esquerda. As carretas descarregadas, só passaram com grande difficuldade, por isso que as rodas entravam na areia até quasi ao eixo e os animaes puxavam-nas com difficuldade, gastando-se dois dias na passagem, comquanto a agua não tivesse ali mais de 0,30 m de profundidade"

NB 2 - detalhes da viagem de FA e MS por terra entre Pafuri e Chicualacuala
pág 49 - dia 3 de setembro pelo texto do relatório (ou 4 pela tabela) CX e MS saíram do Pafuri acompanhando por terra CX que ia no bote pelo rio e seguiram para Chiculacuala
pág 50 - demoraram 3 dias para chegar a Sondolotane, na margem direita do Limpopo. Passaram para a margem esquerda (num ponto marcado na carta de Jeppe) em M'sia ou Enchláa e antes de Banemaio foram ao ponto elevado de separação de águas entre o Limpopo e o Uanetsi (neste caso o do norte, que vem do actual Zimbabwe). O rio Uanetsi tinha pouca água à superfície mas ela aparecia na areia do seu leito até ao máximo de 0.5 m de profundidade.
pág 52 - chegaram a Chicualacuala a 11 de setembro (data na tabela, campo 46)
pág 53 - deixaram Chicualacuala para voltar a um campo anterior para regular os cronómetros. Estiveram em Mahêsse (deve ser Mohassi na carta de Jeppe). FA fala da origens do rio Zilaue que deve ser o Litaue na carta. Decidiram ir ao campo 30 e depois iniciaram o regresso a Chicualacuala passando por Machaquete (está na carta na margem esquerda do Limpopo, o chefe era subordinado de Mahossi, outros nomes em cima)
pág 55 - dia 20 chegaram a Chicualacuala na segunda vez (tabela diz que chegaram a 22 de setembro)
pag 56 - dia 23 de setembro FA e MA partiram de Chicualacuala para Inhambane, ao mesmo tempo que CX partiu no bote para o Bilene (era o nome da região do interior para o litoral entre Limpopo a norte e o Incomáti a sul, onde terá depois aparecido a vila da Macia).
pag 57 - dia 15 de outubro - Matheus Serrano deixa FA.

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