Navio de guerra no porto de Lourenço Marques c. 1920

Coloco aqui dois postais da editora luso-moçambicana / sul-africana Bayly que presumo mostram o mesmo navio de guerra e no mesmo local da ponte-cais Gorjão de Lourenço Marques, actual Maputo. Como veremos na segunda foto esse era o espaço normalmente reservado para esse tipo de navio e ficava na extremidade à entrada para quem chegava da baía. Já mostramos outros navios de guerra atracados no porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo aqui.
Começamos com postal da ponte cais Gorjão:
Ponte cais de Lourenço Marques

Observa-se que o navio tem quatro chaminés e no mastro da frente o que parece ser uma "gávea" pois nessa altura, anos 20, não havia ainda equipamento de radar. Pode ter aí também equipamento de transmissão rádio e talvez de sinais de luzes.
A segunda foto que tinhamos já visto noutra forma aqui clarifica de que local se trata pois vê-se aí parte da Baixa de LM. Está-se ao fundo da Praça 7 de março, actual 25 de junho e o nvio atracado onde tinha estado a primeira doca de que falámos nesta série
Navio de guerra por trás da praceta de António Enes (que desapareceu entretanto)

A legenda deste segundo postal, que foi enviado em 1926, é "Lourenco Marques- Wharf Enclosure - South End - Parte Sul de Caes". O mais comum é considerar-se que a direcção do cais é este - oeste pelo que aqui o ponto cardinal seria este e não sul, mas rigorosamente esta é a extremidade a sudeste da ponte-cais Gorjão. 
Recordo que nesta foto podia-se ver o segundo mastro deste navio que neste segundo postal está tapado pelo selo e que podiamos ver aqui o "simpático" edifício do relógio que aparece à esquerda.

Comentários