Veremos aqui uma grande ponte rodoviária e ferroviária sobre o rio Incomati e construída para o final dos anos 30 do século passado em Magude, a norte do distrito de LM.
As três primeiras fotos foram tiradas em 1939 durante a visita do Presidente Carmona à região e são aqui reproduzidas do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A legenda original da primeira é "A PONTE DE MAGUDE, ATESTA CLARAMENTE O PROGRESSO E O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE".
FOTO 1
Ponte de Magude sobre o rio Incomáti em 1939 |
Na FOTO 1 do lado direito vê-se dois pilares de topo mais claro que ficam numa nas entradas da ponte.
Outra foto na ponte da mesma ocasião:
FOTO 2
Carmona em Magude em 1939 conversando com o ministro das Colónias, Dr. Vieira Machado |
A seguir outra foto da ponte na mesma ocasião mas onde se vê carris de caminho de ferro no tabuleiro. A legenda original é "MILHARES DE VIVAS ENCHEM OS ARES ENQUANTO CENTENAS DE BANDEIRAS TREMULAM AO VENTO" (daqui):
FOTO 3
Escrevia em 1940 o Eng. Lopes Galvão no livro "A Engenharia Portuguesa" que esta ponte era em betão armado e construida com "todos os preceitos da técnica actual". Fazia parte do Caminho de Ferro de Xinavane e após atravessar o rio Incomáti a linha seguiria de Magude para norte na direcção de noroeste e até à margens do Limpopo. Isso numa extensão de 100 km e tendo no percurso outra ponte importante, a sobre o rio Chassimo. Veremos no artigo seguinte que essa linha foi depois prolongada e chega à fronteira com o actual Zimbabué ligando daí a Bulawayo nesse país.
Ao tempo da preparação do livro esta ponte estava em estado de construção adiantado e deveria ser inaugurada em breve e era esta a foto incluída no livro:
FOTO 4
Ponte de Magude em construção |
Quatro arcos estavam concluidos e dois estavam ainda com suportes. Como se pode constatar na imagem de google a ponte tem catorze grandes arcos.
Passamos então para tempos recentes em que vemos a ponte do mesmo lado que na FOTO 4 em foto do site esmana 7686:
FOTO 5
Foto tirada da margem norte, a partir de Magude |
Como vimos neste artigo, a margem norte onde está a vila é mais elevada que a margem sul = direita. Aqui contam-se dez dos catorze grandes arcos da ponte e que ainda não tinha passado sobre o rio cujo leito em tempo normal segue na margem norte, junto da povoação.
A substituição desta ponte estava em estudo em 2019 mas ela continua a existir. Há no entanto uma mais moderna sobre o rio Incomati um pouco para montante da vila e que fica junto à junção do Uanetsi como se pode ver aqui.
Continua o tema desta ponte no próximo artigo.
Continua o tema desta ponte no próximo artigo.
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