Magude a norte do distrito de LM - a ponte de 1939/40 (2/2)

Continuaremos aqui a ver a grande ponte sobre o rio Incomati construída para o final dos anos 30 do século passado em Magude, vila ribeirinha a norte do distrito de LM. 
Começamos com foto do site esmana 7686:

FOTO 1
Inauguração da via férrea em 1940 vista do lado da estação com concluiremos

Vimos no artigo anterior que o presidente de Portugal Óscar Carmona visitou a ponte em 1939 e há fotos da primeira dama a descerrar uma placa nessa altura, mas aí ou a ponte ou a linha férrea ou as duas não estavam ainda prontas. Presumo que as obras se tenham atrasado e que se tenha mantido a visita no programa presidencial mas que em 1940 tenha havido nova cerimónia com a composição ferroviária a estrear oficialmente a ponte, o que se vê na FOTO 1.
Os dois padrões encimados por símbolos portugueses que se vêm na FOTO 1 estavam do lado da margem norte = esquerda da ponte, a margem onde está a vila sobre uma elevação. Podemo-los ver nas fotos seguintes tiradas na direcção oposta à da FOTO 1 e em que se vê que a ponte é rodoviária, pedestre e ferroviária:

FOTO 2
Dentro do quadro laranja: ao fundo os dois padrões, a estação de
caminho de ferro  à direita e a estrada a subir para a vila à esquerda

Aproximando-nos do fundo da ponte que se vê na FOTO 2 e por isso da vila, outra foto do site esmana 7686:

FOTO 3
Mais próximo dos dois padrões, da estação à direita e 
da estrada a subir para a vila à esquerda

Continuando no mesmo sentido, passamos a uma foto de FB tirada a chegar ao extremo a norte da ponte: 

FOTO 4
Os topos dos padrões que tinham os símbolos portugueses foram cinzelados

Chegando à extremidade da ponte no sentido em que vinhamos desde a FOTO 2, temos o seguinte já sem os dois padrões no campo de visão:

FOTO 5 
Estação (apeadeiro?) de caminho de ferro de Magude à direita, 

A linha férrea continua para o fundo numa trincheira cortando a margem mais elevada. Pode ver-se aqui o horário dos CFM mostando que passam por Magude por semana dois combóios para o Chokwé no Limpopo, antiga Vila Trigo de Morais e um para Chicualacuala na fronzeira com o Zimbabué.
À esquerda vê-se a estrada a subir suavemente para a vila pelo que presumo que a posição para esta ponte tenha sido escolhida nos anos 30 do século passado para simultâneamente facilitar a passagem da linha férrea para norte e o acesso rodoviário à vila.
Do lado oposto ao da vila a ponte tem outros dois padrões de 1939 e que se podem ver na foto seguinte de 2017, com um deles a servir de suporte uma trepadeira e em foto de Petrus Sibiya no google maps:


FOTO 6
Ponte dos arcos de Magude e os pilares do lado sul

Esta e mais fotos da ponte, na ponte e no acesso à vila podem ser vistas aqui à esquerda no google

Comentários