Missão de S. Jerónimo em Magude - residências, actualidade (4/4)

Completo aqui os artigos sobre a missão católica portuguesa de S. Jerónimo em Magude de novo mostrando alguns dos edifícios que Santos Rufino mostrou em 1929 como vimos aqui. Eles aparecem agora em fotos da publicação de Maria Isabel Roque intitulada "Património de influência missionária portuguesa em Moçambique", originalmente de 2003 e disponível em slideshare aqui . Estão nesse caso todas as fotos antigas deste artigo menos a FOTO 2 que vem do relatório sobre o ano de 1927 do Padre Alfredo Correia Lima do Portugal Missionário e ao fundo uso três fotos mais recentes.


FOTO 1


Residência da missão


FOTO 2
Residência da missão vista para a fachada principal com a escadaria

FOTO 3
Residência ficava ao fim da alameda, clarificando-se o que aparecia nesta foto

E também como na foto de Santos Rufino, vê-se a seguir o princípio da alameda com a aldeia (ou povoação) cristã de rondáveis com telhados de colmo à entrada da missão:

FOTO 4
Da entrada na missão, vê-se ao fundo a escadaria 
e a porta do 1o andar da residência ao fundo

Estas quatro fotos, de que não é dada a data, mostram então as construções residênciais da missão em situação idêntica à registada por Santos Rufino em 1929.
Passemos a outra foto que tudo leva a crer seja a mesma residência principal mas em data posterior, pelo que diz a legenda de origem e pelo que se pode observar:

FOTO 5
Legenda de origem: residência da missão ampliada

Comparando a FOTO 5 com as da residência nas fotos anteriores presumo que as varandas que inicialmente seriam metálicas e/ou de madeira tivessem sido substituidas por construção em betão armado e que a escadaria tivesse também sido refeita. O resto da construção inicial ter-se-á mantido sem grandes alterações com excepção das fachadas laterais do rés do chão terem passado de três para duas janelas.
Por fim uma foto ainda mais histórica mostrando os primeiros momentos da missão e dando a entender a dureza da vida dos primeiros missonários, aí estabelecidos por volta de 1907 segundo o relato no mesmo Portugal Missionário mas do Padre Boavida:

FOTO 6
Primeiras instalações da missão de Magude

Quanto à situação actual, a igreja fica na Rua da Missão por isso é muito provável que esteja em geral onde estiveram as construções que vimos em cima. Penso que pode encontrar essa zona com o Google Maps para oeste do centro histórico da vila pois contém uma grande escola, que suponho duma forma ou doutra tenha estado relacionada com a missão. 
Complementarmente o blog esmana mostra fotos dos tempos presentes dessa zona onde aparece uma igreja que será relativamente recente mas suponho eu que a missão ficasse um pouco mais a norte onde há uma igreja mais pequena e edifícios que me parecem compatíveis com as suas funções religiosa e educativa. Podemos compreender a zona com as imagens seguintes mas não consigo estimar onde tivesse sido, há quase 100 anos, a alameda das FOTOS 3 e 4 e que tinha a residência ao fundo (embora haja algumas possibilidades):


MONTAGEM 1
Vermelho: igreja moderna e seta na estrada principal que lhe passa ao lado, 
que por isso segue de leste = lado da vila para oeste
Azul: igreja mais pequena que suponho tivesse sido da missão 
e seta que aponta da estrada principal para ela
Laranja e rosa: edifícios que suponho tenham pertencido à missão mas ...

Podemos ver a entrada principal da igreja, do lado oposto ao que se vê na montagem de cima na foto seguinte reproduzida do FB Cidade de Maputo, A estrada "vermelha" nesta foto passa então à esquerda na paralela à igreja::
Igreja moderna de Magude com o campanário do lado oposto

No relatório do Padre Lima há informação sobre obras e construções efectuadas na missão em 1927 mas não é totalmente esclarecedora pois não se refere específicamente às residências Diz-se aí: "Vedação, a arame farpado, de todo o terreno da quinta agrícola, entre o rio e a estrada Magude - Moamba, tendo na entrada principal um portão de ferro, assente em muros de alvenaria.". Pelo que vemos neste mapa presumo que nos anos 20 e maisor parte dos 30 a passagem pelo rio (de barca) nessa estrada se fizesse para a esquerda da imagem do Google maps = para oeste da missão (a ponte de 1939/40 foi construída para a direita = leste). Assim se essa estrada fosse a da "vermelha" isso quereria dizer que o terreno agricola cuja frente foi vedada estava da estrada para baixo pois é aí que passa o rio Incomáti para o irrigar. Esse terreno está aqui do lado onde está a igreja maior e edifícios grandes que parecem antigos. Uma procura no local talvez permitisse por exemplo encontrar onde foi a estação de bombagem desta foto (aqui com a ampliação?). Recordo que nesse artigo se dizia que essa área, que agora parece árida, tinha sido recentemente preparada para a agricultura e que menos de quatro anos antes tinha sido "mata fechada, de árvores gigantescas".
O relatório sobre o ano de 1927 menciona também a construção de duas casas na povoação cristã  que se vê em cima na FOTO 4 mas não dá para dizer quais seriam. Fica ainda por esclarecer por exemplo se o internato femininoque parecia ser a construção maior e mais recente e sólida, existe ou não actualmente (seria por aqui?).
Série completa.sobre a missão de Magude.

Comentários