Missão de S. Jerónimo em Magude - em 1929 (1/4)

Voltamos à zona de Magude a norte do antigo distrito de Lourenço Marques vista antes aquineste artigo com fotos dos álbuns de Santos Rufino de 1929 disponibilizados pela  Universidade da Florida mostrando a missão católica gerida pelos padres seculares de que falámos aqui a propósito das missões nas terras do Maputo. 
Santos Rufino como bom nacionalista e católico que devia ser não perdeu a oportunidade de dizer que ela era a maior do distrito enquanto que da Missão Suíça (igreja presbiteriana) na vizinha localidade de Antioka não mostrou nada, apesar de ter mostrado a sua capela na cidade.
Eram estas as construções da missão católica portuguesa de S. Jerónimo em Magude:
Aldeia da missão portuguesa, à entrada da missão

Missão portuguesa dos padres seculares (casa e altar)

Agora a função educativa:
Oficinas da missão - alfaiataria

E uma foto que já vimos aqui a propósito da fábrica de Júlio Gomes Ferreira em Lourenço Marques, actual Maputo:
Trabalhos da olaria da missão

Por fim uma foto relacionada com a escola:
Superior com alguns alunos na missão de Magude

Sobre a história da missão escreveu o padre Manuel da Cruz Boavida na publicação Portugal Missionário de 1928: "O ano de 1905 foi o inicio, em toda a Província, do desenvolvimento da acção missionária, sendo Governador da Prelazia o Muito Rev. Cónego Sebastião José Alves. Depois, em 1907, sendo Prelado D. Francisco Ferreira da Silva, aquele desenvolvimento acentuou-se. Foi ele que criou as missões de S. Jerónimo, em Magude; a de S. Miguel Arcanjo, na Manhiça; a de S. Benedicto, nos Machopes; a de Santa Rosa, do Chibato, em Malaice, e tantas outras".
Vê-se daqui que a missão foi fundada em 1907 e tinha como patrono S. Jerónimo. Essa paróquia como é de esperar existe ainda pertencendo à arquidiocese de Maputo.
Veremos mais fotos e informação no artigo seguinte mais específico sobre as oficinas.
Série completa sobre a missão de Magude.

Comentários